Problemas de motor ditam abandono de Maerco Ferreira em Monchique
A dupla Marco Ferreira e Edgar Gonçalves foi obrigada a desistir devido a problemas no motor do Citroën Saxo, num rali em que as condições climatéricas condicionaram os andamentos
A Vila de Monchique recebeu nos passados dias 13 e 14 mais um rali, desta feita uma prova a contar para o Campeonato FPAK de ralis sul, Campeonato Nacional de Iniciados de ralis, Campeonato Nacional de Clássicos de ralis, Taça FPAK de ralis de asfalto, e Challenge Citroën DS3 R1.
Num rali com uma boa lista de inscritos, esperava-se bastante animação nas diversas classes, com uma super especial noturna a abrir as hostilidades e a chuva a marcar presença, como nos conta Marco Ferreira: “normalmente a hora de saída nas super especiais é inversa ao número que nos é atribuído para a prova, pelo que saímos muito tarde para a estrada uma vez que tínhamos o número 10, fruto da boa classificação no campeonato até então. Enquanto os concorrentes que saíram mais cedo apanharam o asfalto seco, nós fomos contemplados com bastante chuva, o que influenciou negativamente a nossa prova, pois tínhamos montado pneus de seco, devido às previsões apontarem para chuva apenas no domingo”.
O piloto de Santiago do Cacém refere ainda que “apesar dos 30 segundos perdidos para os mais rápidos no dia anterior, sabíamos que era possível subir na classificação, mesmo com as condições climatéricas e do estado do piso, muito escorregadio, a sugerir bastantes cautelas. Com pneus de chuva e intermédios montados, fizemos o 14º tempo da geral na segunda PEC, e subimos logo 13 lugares na classificação, mesmo depois de téte num dos ganchos da descida da Foia. Com o asfalto a secar e a provocar a deterioração rápida dos pneus, fizemos 16º tempo em Monchique 1 e 10º em Foia 2, mas chegámos à assistência com os pneus literalmente nas lonas. Saímos com pneus de seco para a segunda secção e alcançámos a 13ª posição à geral na PEC 5, mas momentos antes do arranque para Foia 3 percebemos que tínhamos uma fuga de água. Não conseguimos resolver o problema e fomos obrigados a desistir devido ao sobreaquecimento do motor, quando estávamos em 3º nas 2RM “.
Marco Ferreira, que conta com os apoios de Tudóptica, JBJF, TransmissãoSado, Hora D’Impacto, Jorge Amortecedores e Eni mostrou-se “desapontado pois não marcámos qualquer ponto para o campeonato. Agora vamos avaliar os estragos e definir a estratégia para o futuro, que poderá passar pela evolução do motor, se houver disponibilidade financeira para o efeito “.
A próxima prova pontuável para o Campeonato FPAK de ralis sul será o Rali de Serpa, agendado para os dias 26 e 27 de setembro.