ERC

“Fiquei satisfeito com o meu desempenho”

pitaprescor13Renato Pita e Marco Macedo estrearam-se no Campeonato da Europa de Ralis (ERC) 2013, na Volta à Córsega e aos comandos do Peugeot 208 R2 em competição. Era tudo novo para a única dupla portuguesa na prova, mas não fosse um furo que lhe custou mais de nove minutos e tinha saído da ilha francesa na quinta posição entre os 22 concorrentes da 2WD Cup.

A estreia de Renato Pita no ERC 2013 ficou definitivamente marcada pelo furo no terceiro troço (de 11) da Volta à Córsega, que lhe retirou a hipótese de um bom resultado na 2WD Cup. Mas, mesmo assim, o piloto de Viana do Castelo faz um balanço positivo: “Para a primeira participação no Campeonato e numa prova tão complicada como a Volta à Córsega, fiquei satisfeito com o meu desempenho. Entrei com cautelas, pois nunca tinha estado na ilha e com apenas as duas passagens regulamentares de reconhecimentos tudo se torna mais complicado, mas, à medida que fui ganhando ritmo, os tempos começaram a surgir”.

Depois do furo, Renato Pita teve ainda a contrariedade de ver o motor do Peugeot 208 R2 começar a perder rendimento. “Na Córsega, só há gasolina de 95 octanas, facto que eu desconhecia, e o motor do carro está preparado para a de 98. Quem detectou o problema foi o técnico da Peugeot Sport, após consulta dos parâmetros da telemetria. E foi também a Peugeot Sport que o resolveu, ao alterar a programação do carro”, conta o português.

A partir de então, sem mais percalços, a dupla lusa pôde finalmente mostrar o seu valor e o quinto e o sexto melhores tempos nas duas derradeiras especiais – mesmo depois de ultrapassar dois concorrentes mais lentos na última –são bem prova disso. E prova também da importância de termos uma equipa lusa a representar o País no ERC foi a enorme quantidade de bandeiras portuguesas ao longo dos troços e o carinho com que os emigrantes trataram Renato Pita, o que o deixou muito sensibilizado.

“Resta-me agradecer a todos os que estiveram comigo nesta prova e um obrigado muito especial à minha equipa, que se comportou de uma forma exemplar”, diz, a concluir, o piloto apoiado pela BP Portugal, Peugeot Portugal, Kumho Tyres, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Adidas Motorsport e Niepoort.

A Volta à Córsega 2013 foi ganha à geral pelo francês Bryan Bouffier (Peugeot 207 S2000) e pelo húnga-ro Kornél Lukács (Citroën C2 R2 Max) na 2WD Cup.

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo