ERC

“Vamos já continuar a trabalhar”

pitaabandono14A participação no Barum Czech Rally Zlin não terminou da melhor forma para o piloto português Renato Pita e para o seu navegador, Hugo Magalhães. Um problema técnico no motor forçou à desistência da prova, na segunda classificativa de ontem, último dia de competição.

Ao volante do Peugeot 208 R2, da categoria 2WD, Renato Pita iniciou a prova com desempenho positivo na Super Especial de Zlin, posicionando-se no 25º lugar entre os 48 carros de duas rodas motrizes e no 17º na classe RC4. O piloto considera esta uma das “mais entusiasmantes etapas do Campeonato Europeu de Ralis, não só pelas classificativas muito técnicas e rápidas, como também pela enorme adesão de público, que nos dá um incentivo extra”.

No primeiro dia de classificativas começaram-se a sentir os primeiros problemas no motor, o que não impediu o piloto de terminar a prova em 19º e 12º na RC4. Renato Pita estava “satisfeito com o desempenho, mas com a ambição de melhorar os resultados no segundo dia de prova.”

No entanto, e apesar de todos os esforços da equipa de assistência PH Sport, que acompanha o piloto, o motor cedeu à segunda classificativa do último dia de prova, ditando o afastando de Renato Pita da competição. Na altura da desistência, Renato Pita encontrava-se na 17ª posição, entre os carros de duas rodas motrizes, e 11º na classe RC4.

“Quando detetámos os primeiros problemas técnicos no final do primeiro dia de prova, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para conseguir continuar em prova, mas infelizmente, o motor partiu e fomos forçados a abandonar. Gostaria de agradecer a todos os que ao longo destes dias nos apoiaram e sobretudo à equipa de assistência da PH Sport, que fez um trabalho magnífico, sobretudo quando teve de trocar a caixa de velocidades em apenas 30 minutos numa das assistências”, acrescenta o piloto.

Neste momento, Renato Pita está já a fazer a viagem de regresso a Portugal, sendo que, como é habitual, realiza a viagem de carro, atravessando a Europa de volta a casa.

O pensamento está já na prova seguinte. “Vamos já continuar a trabalhar para a próxima etapa do Campeonato Europeu de Ralis, que terá lugar na Suíça, de 23 a 25 de outubro. Estamos muito confiantes para as provas que se seguem, onde queremos continuar a representar Portugal da melhor maneira possível”, sublinha Renato Pita.

Renato Pita terminou na República Checa a sua 3ª participação no Campeonato Europeu de Ralis, após participação no Rali da Irlanda (1ª participação) e da Bélgica (2ª participação). Até ao final do ano segue-se a Suíça e Córsega, ficando apenas a faltar a 6ª prova que seria na Roménia, entretanto cancelada ainda sem nova data.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo