Breves

Rafael Botelho revalida título dos Açores em RC3 no ” Ilha Lilás, com exibição de grande nível

A quinta prova do Campeonato dos Açores de Ralis, o 40º Rali Ilha Lilás e 18º Rali Além-mar, que decorreu na Ilha da Terceira nos dias 14 e 15 de Setembro, foi mais um passo no crescimento, sustentado, do jovem piloto Rafael Botelho, demonstrando que tem cada vez mais argumentos para rodar na frente das 2 Rodas Motrizes.
O Rali organizado pelo Terceira Automóvel Clube contou com cerca de 54 pilotos inscritos, que evoluíram ao longo de oito provas especiais de classificação, rápidas, técnicas e muito escorregadias. Destaque para a “City Show”, que contou com milhares de espectadores, embora sem efeitos classificativos, sendo uma forma de apresentação diferente.
Tal como nas quatro primeiras provas do Campeonato esperava-se um ritmo muito forte entre as viaturas de tração simples, tendo em conta a qualidade das viaturas e rapidez dos pilotos presentes. A primeira parte do Rali correu muito bem a Rafa, entrando verdadeiramente ao ataque e vencendo o primeiro troço nocturno. Rafa e Rui fecharam o primeiro dia em quartos da classificação absoluta, liderando as 2RM e à frente de máquinas mais competitivas. No dia de sábado, segunda parte do rali, a chuva matinal e o nevoeiro tornaram os troços ainda mais complicados, levando a equipa a perder a liderança na categoria. Nas passagens pelas restantes classificativas a dupla imprimiu um ritmo muito forte, não conseguindo vencer, mas rodando sempre muito perto do líder. Para além disso, o carro com o número 4 de porta registou cronos muito rápidos, cavando um grande fosso entre Rafa e os restantes concorrentes.
O jovem piloto micaelense melhorou significativamente todos os seus tempos nos troços da Terceira, registando, neste momento um défice de 0.5s/km para o líder. Deste modo, é notória a grande evolução de Botelho, estando cada vez mais competitivo e com uma chegada constante aos tempos de topo.
Contas feitas, a dupla do Citroen DS3 R3T, venceu o grupo RC3, 2º lugar 2RM, o 5º lugar absoluto e terminou o seu 38º rali consecutivo, revalidando, virtualmente, o título dos Açores em RC3.
Para Rafa,” foi um grande rali. Entramos como nunca o tínhamos conseguido até agora e vencemos o 1º troço do rali, tentando marcar a nossa posição. Na manhã de sábado apareceu a chuva e o nevoeiro e nós perdemos a liderança. Durante o dia corremos sempre atrás do prejuízo, rodando sempre perto do líder, perdendo cada vez menos tempo. Com os cronos registados, em muitos sítios temos ritmo idêntico e isso deixa-me muito satisfeito. Este foi um rali em que andamos sempre no limite e ter conseguido manter o carro na estrada com os troços escorregadios como estavam não foi fácil. Aumentamos significativamente a nossa vantagem para os perseguidores e reduzimos a diferença para o vencedor, portanto o balanço é muito positivo. Estou muito feliz por estar a conseguir andar a este ritmo. Estamos cada vez melhor, a trabalhar na direcção certa e a trilhar o nosso caminho.
A caravana do Campeonato dos Açores de Ralis, segue para a 6ª prova, na ilha do Pico, para a disputa do “Pico Play Auto Açoreana Rali.” Nos próximos dias 12 e 13 de outubro.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo