
A FPAK publicou o regulamento desportivo dos Campeonatos “regionais” Norte, Centro e Sul de 2026 que, no essencial, não alteram grande coisa face a 2025.
Continua a manter-se um excessivo número de provas, tendo o Campeonato Sul subido de seis para sete, existindo ainda alguns ralis sem localização definida, o que poderá indicar, tal como sucedeu em 2025, que vai haver alterações de datas e a possibilidade de um ou outra prova não se realizar.
Os atuais Rally4 não irão pontuar para os campeonatos norte, centro e sul, como era pretensão de alguns pilotos e de algumas equipas, mas continua a ser permitida a sua participação tal como a muitas outras viaturas com homologação (serão incluídos no X5), que assim vão continuar a roubar o protagonismo a quem verdadeiramente está interessado no “regional”.
Em termos de critérios de pontuação nos campeonatos, só serão atribuídos pontos a concorrentes que participem em pelo menos uma prova até à 3ª prova, inclusive. Um concorrente que comece a participar no Campeonato a partir da quarta prova não irá pontuar no Campeonato.
Nos campeonatos norte e centro só contaram sete dos oito ralis, enquanto no sul irão contar seis dos sete ralis disputados.
No Artigo 11, deste mesmo regulamento desportivo, pode ler-se que “a pior classificação atribuída pelo relatório do observador Ralis 2026, poderá ser excluída pela FPAK do calendário desportivo do respetivo campeonato de 2027, sob o critério da Direção da FPAK”. Veremos o alcance deste medida, que poderá implicar uma sistema de rotatividade de provas nos regionais.



