
Kalle Rovanperä manteve a calma para vencer o Rali da Europa Central este domingo, conduzindo a Toyota Gazoo Racing ao quinto título consecutivo de construtores do Campeonato do Mundo de Ralis FIA (WRC) e relançando uma das lutas mais renhidas pelo título de pilotos na era moderna do WRC.
O finlandês assumiu o comando no sábado, quando o seu colega de equipa Sébastien Ogier saiu de estrada em condições traiçoeiras. A partir daí, Rovanperä geriu a vantagem com a habitual frieza, conquistando a vitória com 43,7 segundos de margem.
Este foi o terceiro triunfo de Rovanperä na temporada, depois das vitórias nas Ilhas Canárias e na Finlândia, e o nono título de construtores da Toyota — ultrapassando o registo da Citroën (oito títulos) e ficando apenas um atrás da recordista Lancia.
“Foi ótimo voltar ao asfalto e penso que o ritmo que o Séb e eu tivemos foi bastante rápido comparado com os outros,” afirmou Rovanperä. “Muitos parabéns a toda a equipa — está claro que somos muito fortes como conjunto. Tenho fome de título agora; aumentámos as nossas hipóteses, ainda não será fácil, mas vamos continuar a lutar.”
Atrás dele, Elfyn Evans roubou o segundo lugar a Ott Tänak na Wolf Power Stage, após uma perseguição ao longo de todo o dia. O galês beneficiou de um erro de Tänak na PEC 17 (Beyond Borders 2), na mesma ponte onde Thierry Neuville já tinha sido vítima mais cedo, reduzindo a diferença para 1,1 segundos antes da derradeira especial. Evans acabaria por ultrapassar Tänak, terminando 5,6 segundos à frente e garantindo uma dobradinha da Toyota.
O acidente de Ogier — que saiu de frente e embateu numa árvore na classificativa de Keplý, no sábado — revelou-se um ponto de viragem tanto no rali como na luta pelo campeonato. O francês chegou a Passau com dois pontos de vantagem sobre Evans, mas a sua desistência devolveu o galês ao topo da classificação, agora com uma margem de 13 pontos.
Graças à pontuação máxima do Super Sunday e da Wolf Power Stage, Ogier igualou Rovanperä na tabela, deixando o campeonato em aberto antes das duas provas finais — numa das disputas mais equilibradas da era moderna do WRC.
Takamoto Katsuta completou um fim de semana promissor, terminando em quarto a 17,5 segundos de Tänak, enquanto Adrien Fourmaux fechou o top 5 no seu i20 N Rally1, apesar de continuar a lutar com subviragem. O estreante Sami Pajari voltou a impressionar, ao ser sexto — o seu quinto resultado consecutivo dentro dos pontos.
Logo atrás, Josh McErlean e Grégoire Munster garantiram que ambos os M-Sport Ford Puma chegaram ao fim, com McErlean a igualar o seu melhor resultado de carreira, em sétimo lugar. O recém-coroado campeão do WRC2, Oliver Solberg, terminou em oitavo no seu Toyota GR Yaris Rally2, com as estrelas checas Jan Černý e Filip Mareš a completarem o top 10.
Mais atrás, Mille Johansson protagonizou uma reviravolta sensacional na última classificativa para se sagrar campeão do FIA Junior WRC 2025 — derrotando Taylor Gill por apenas 1,6 segundos após um final de prova de cortar a respiração.
O WRC segue agora para o Oriente com o FORUM8 Rally Japan (6 a 9 de novembro), antes do regresso ao Médio Oriente com o Rally da Arábia Saudita (26 a 29 de novembro), onde a temporada de 2025 chegará ao seu desfecho.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 2h36m20.1s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +43.7s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +49.3s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +1m06.8s
5 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +2m04.6s
6 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m13.9s
7 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +5m48.8s
8 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +8m56.2s
9 Jan Černý/Ondřej Krajča (Škoda Fabia RS Rally2) +10m51.1s
10 Filip Mareš/Radovan Bucha (Toyota GR Yaris Rally2) +11m21.2s
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS (APÓS PROVA 12/14)
1 Elfyn Evans 247 points
2 Sébastien Ogier 234
3 Kalle Rovanperä 234
4 Ott Tänak 197
5 Thierry Neuville 166
6 Takamoto Katsuta 110
7 Adrien Fourmaux 96
8 Sami Pajari 79
9 Oliver Solberg 64
10 Grégoire Munster 26
CAMPEONATO DO MUNDO DE MARCAS (APÓS PROVA 12/14)
1 TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 632 points
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 464
3 M-Sport Ford World Rally Team 176
4 TOYOTA GAZOO Racing WRT2 127