
Kalle Rovanperä lidera o Rali da Europa Central com 36,3 segundos de vantagem após um sábado dramático, em que o seu colega de equipa na Toyota, Sébastien Ogier, sofreu um acidente que o retirou da luta pela vitória, alterando o rumo da prova e também da batalha pelo título do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.
Rovanperä começou o dia apenas 0,6 segundos atrás de Ogier, mas assumiu a liderança logo na primeira classificativa do dia, “Made in FRG”. Na especial seguinte, as esperanças do francês em conquistar a vitória – e um importante conjunto de pontos – terminaram abruptamente, quando saiu largo numa zona húmida e coberta de folhas na classificativa de Keplý, afetada pela chuva.
O GR Yaris Rally1 de Ogier embateu violentamente contra uma árvore, num impacto de 10G que destruiu toda a secção dianteira esquerda do carro. Tanto o piloto francês como o seu navegador, Vincent Landais, saíram ilesos e deverão regressar à competição no domingo, para tentar somar os 10 pontos em disputa nas quatro classificativas finais.
O incidente — curiosamente semelhante ao acidente que pôs fim ao rali de Ogier neste mesmo evento há um ano — deixou Rovanperä isolado na frente, mas também alterou as contas do campeonato. Com Ogier fora de prova, o seu colega de equipa Elfyn Evans está, provisoriamente, em posição de assumir a liderança do campeonato de pilotos, embora Rovanperä se mantenha firmemente na luta.
“Foi um bom dia”, afirmou Rovanperä. “A tarde foi um pouco mais complicada em termos de sensação com o carro, mas está tudo a correr bem. Amanhã vai ser um grande dia — a luta vai ser muito apertada.”
Ott Tänak, da Hyundai, emergiu como o adversário mais próximo de Rovanperä, ultrapassando Evans para o segundo lugar da geral depois de vencer a repetição da classificativa de Keplý. O estónio continuou a reduzir a diferença ao longo da tarde, apesar de ter reportado “um ruído estranho na transmissão”. Terminou o dia a 36,3 segundos do líder.
Evans, por sua vez, teve dificuldades em acompanhar o ritmo do piloto do i20 N Rally1 nas estradas mais secas, mas manteve a calma e fechou o dia em terceiro, a 8,4 segundos de Tänak. “Faltou-nos um pouco de velocidade esta tarde”, admitiu Evans. “Vamos tentar novamente amanhã.”
Takamoto Katsuta esteve em destaque ao conquistar duas vitórias em classificativas, em Klatovy, e terminou o penúltimo dia em quarto, a apenas 13,6 segundos do seu colega de equipa Evans. A sua performance ajudou a Toyota a reforçar a liderança no campeonato de construtores, que parece cada vez mais próximo de ser selado no domingo.
Adrien Fourmaux manteve o quinto lugar no seu Hyundai i20 N Rally1, após um dia limpo e consistente, enquanto Sami Pajari continuou a impressionar em sexto. Depois de um início problemático na sexta-feira, Thierry Neuville conseguiu recuperar algum ânimo ao vencer a última classificativa do dia, já de noite, terminando em sétimo. “Continua complicado nas zonas mais irregulares, mas sinto-me melhor agora nas estradas mais lisas”, explicou o belga.
Josh McErlean, da M-Sport Ford, sobreviveu a uma colisão com uma chicane e terminou o dia em oitavo, enquanto os pilotos de Rally2, Oliver Solberg e Jan Cerny, completaram o top 10. Cerny herdou a liderança da categoria WRC2 quando o espanhol Alejandro Cachón, que liderava há muito tempo, foi forçado a abandonar devido a danos na suspensão traseira na especial SS14.
CLASSIFICAÇÃO 2ªETAPA
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris Rally1 1h 56m 14.7s
2. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N Rally1 +36.3s
3. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris Rally1 +44.7s
4. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris Rally1 +58.3s
5. A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1 +1m 37.8s
6. S Pajari / M Salminen FIN Toyota GR Yaris Rally1 +1m 59.0s