CPRMadeiraNacionalRegional

Ruiloba em alto ritmo

RALI DA MADEIRA 2025 - 1ª ETAPA

Apesar de poucas pessoas terem apostado na performance de Diego Ruiloba nesta prova, da qual foi vencedor em 2024, a verdade é que o espanhol fez um primeiro dia notável com o Citroen C3 Rally3, sendo secundando pela não menos brilhante prestação de João Silva, no Toyota Yaris GR Rally2.

O primeiro dia completo do Rali da Madeira foi disputado a altíssimo ritmo, que permitiu claramente separar os candidatos à vitória dos que também eram candidatos, mas que tiveram um dia, em alguns casos, para esquecer.

Falando dos protagonistas do dia, dois nomes ressaltam desde logo: Diego Ruiloba e João Silva. Qualquer deles merecia por inteiro estar na frente da prova (silva chegou a passar pelo comando), depois de uma luta épica entre os dois durante todo o dia, em que as diferença nos troços entre ambos nunca foi superior a 1,8s (exceção feita à sexta especial onde João Silva terá falhado no acerto do seu Yaris, acumulando por isso um atraso de 6,8s). Se atendermos que no final da primeira etapa a diferença entre ambos é de 6,6s, favorável ao espanhol, percebemos claramente onde esteve a diferença neste dia. A atestar o ritmo que tiveram, diga-se que chegaram a ser batidos os tempos absolutos nos troços, o que prova mais uma vez o ritmo elevado a que andou nesta prova até agora.

Outros dos grandes protagonistas foi Kris Meeke. Andou sempre muito próximo de Ruiloba e Silva, mas os 4s de diferença que tinha a mais após a 5ª especial, e que o mantinham na luta pela vitória, viraram para um atraso de 41,7s no sexto troço, devido a um furo lento no Toyota Yaris, que lhe retirou de novo a hipótese de ser feliz na Madeira.

Outros dois pilotos também andaram num ritmo altíssimo, ambos ao volante do Skoda Fabia RS Rally2. Simone Campedelli, que até foi o primeiro líder do rali, andou próximo de Ruiloba, Silva e Meeke, mas foi sempre perdendo tempo troço a troço, para terminar o dia já a 17,3s da liderança, o que começa já a demasiado para recuperar aos líderes no derradeiro dia.

A apenas dois segundos do italiano está Miguel Nunes, que não foi tão regular troço a troço como pretendia, mesmo que tenha terminado do dia com dois excelentes registos dentro do Top 3. Os 19,9s de diferença para o primeiro lugar já começam a ser uma margem demasiado grande num rali com esta carcaterísticas, mas para João Silva a diferença é de apenas 13s, podendo o atual campeão aspirar a ser, pelo menos, o melhor madeirense.

MEEKE LIDERA CPR

As duas posições seguintes correspondem também à luta pelo primeiro lugar no Campeonato de Portugal de Ralis. Kris Meeke liderou de forma muito evidente até ao 5º troço, mas o furo lento fê-lo perder demasiado tempo ao ponto de ser ultrapassado por Armindo Araújo, mas apenas por um troço, já que o piloto britânico viria a assumir a posição de melhor no CPR já na derradeira classificativa.

De forma talvez surpreendente, até porque iniciou o rali com um problema no acelerador do seu Skoda Fabia RS Rally2, Miguel Caires fez uma prova muito boa, embora nem sempre regular (falta um pouco de consistência de troço para troço), mas o 8º lugar da geral é excelente, até porque atrás de si estão pilotos como José Pedro Fontes (o piloto disse que não esteve nos seus dias), Alexandre Camacho (apesar de ter dado o máximo o carro não dá para mais, informou o piloto) e Dani Sordo, que cedo percebeu que sem conhecimento dos troços e sem carro (Hyundai I20 N Rally2) para fazer mais, decidiu por isso ser consistente, embora o 10º lugar é surpreendente… pela negativa!!!

No Campeonato de Portugal de Ralis de duas rodas motrizes, os cinco primeiros estão separados por apenas 19,2s, com a surpresa a chamar-se Anton Kurzan, que lidera o rali com 9,6s de vantagem para Ricardo Sousa e 16,9s para Guilherme Meireles. Portanto, está tudo em aberto para o segundo dia.

VENCEDORES DE TROÇOS
Simone Campedelli (1), João Silva (3); Diego Ruiloba (3)

COMANDANTES SUCESSIVOS
Simone Campedelli (Pec 1), João Silva (Pec 2); Diego Ruiloba (3 a 7)

CLASSIFICAÇÃO 1ºDIA

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo