
Perto da paragem de verão, o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) encaminha-se para uma das provas mais ansiadas, o este ano denominado Rali da Madeira, com o Citroën Rally Team a apresentar-se na “Pérola do Atlântico” com a ambição bem definida: vencer a edição 2025 da espetacular prova insular. Sexta etapa do CPR, a prova insular terá lugar entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, sendo organizada, como sempre, pelo Club Sports Madeira. A sua estrutura competitiva compõe-se de 13 Especiais, num total de 177,56 km cronometrados, com destaque para a emblemática Super Especial Cidade do Funchal e a decisiva Power Stage, Rosário 2, última especial do rali.
Para enfrentar os desafiantes troços da ilha, José Pedro Fontes e Inês Ponte apresentam-se aos comandos de um C3 Rally2 que conta com as mais recentes especificações de asfalto da Citroën Racing, aliando-os à vasta experiência e ao conjunto de bons resultados que acumulam na Madeira, revelando-se trunfos valiosos: Fontes soma aqui cinco vitórias ao nível do CPR (2015, 2016, 2018, 2021 e 2023), sublinhando-se a vitória à geral na edição de 2016, época memorável para a dupla lusa, que não só garantiu o seu segundo cetro no CPR, como se sagrou vencedora do Iberian Rally Trophy, fruto das vitórias alcançadas na Madeira e, depois, no Algarve.
Fruto dos resultados alcançados nos troços de asfalto da ronda anterior do CPR 2025, o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, a dupla do Citroën Racing Team chega à Madeira com ritmo competitivo e confiança renovada. Ao longo de dois dias de luta lutaram intensamente por um lugar no pódio, numa prestação consistente que uma penalização pós-rali veio deitar por terra.
Não desanimando e mostrando estarem prontos para discutir os primeiros lugares nos restantes ralis de asfalto da presente temporada, José Pedro Fontes explica porque o Rali da Madeira continua a ser tão especial: “A Madeira é, sem dúvida, um dos meus ralis preferidos. Tenho memórias incríveis aqui e sinto-me sempre em casa a competir nestas estradas. Depois da boa prestação em Castelo Branco, chegamos motivados, focados e com ambição de vencer. Queremos lutar pela vitória e dar um bom espetáculo ao fervoroso público madeirense.”
Uma vez que se trata de uma das jornadas da Taça Europeia de Ralis FIA, a lista de inscritos conta com nomes sonantes do panorama internacional dos ralis, com destaque para a dupla Diego Ruiloba / Ángel Vela, também eles defendendo as cores da Citroën, no C3 Rally2 com que normalmente competem no presente Mundial de Ralis 2025, na categoria WRC2. Há, também, que contar sempre com os competitivos pilotos madeirenses, especialistas nos troços da ilha e com os habituais adversários do presente CPR 2025.
“Temos, de facto, uma das mais fortes oposições dos últimos tempos na luta pela vitória e pelos lugares do pódio de um rali, mas temos o que considero ser um muito bom conhecimento dos troços madeirenses, sabemos qual a estratégia necessária para chegar à vitória e apostamos na elevada e reconhecida competitividade do C3 Rally2 em asfalto, pelo que temos elevadas esperanças no bom resultado”, acrescenta Fontes.