
TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team irá acolher mais um jovem talento promissor no seu alinhamento de pilotos para 2026, com Oliver Solberg a dar o salto para um volante Rally1, juntando-se a Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Takamoto Katsuta e Sami Pajari.
Depois de uma temporada de 2025 histórica — em que já garantiu o quinto título consecutivo de construtores e com três das suas duplas ainda na luta pelos títulos de pilotos e navegadores —, a equipa voltará a apostar em grande no próximo ano, alinhando cinco GR Yaris Rally1 na maioria dos ralis do calendário.
Solberg, de 24 anos, e o seu navegador Elliott Edmondson recebem assim a oportunidade de subir à categoria Rally1, depois de conquistarem o título do WRC2 ao volante do GR Yaris Rally2 e de alcançarem uma vitória absoluta impressionante na sua estreia com a TGR-WRT, no Rali da Estónia, em julho.
A promoção de Solberg segue a de Pajari, campeão do WRC2 em 2024, que entra em 2026 com um ano completo de experiência ao mais alto nível e com desempenhos muito promissores, incluindo o seu primeiro pódio no Rali do Japão, ao lado do navegador Marko Salminen.
Katsuta, o primeiro piloto formado pelo programa TOYOTA GAZOO Racing WRC Challenge, procurará continuar a sua evolução após ter assinado as suas melhores exibições até à data em 2025, com dois segundos lugares nos ralis da Suécia e da Finlândia, em parceria com Aaron Johnston.
A equipa continuará também a contar com pilotos experientes e vencedores comprovados para liderar a luta pelos títulos. Evans entrará na sua sétima temporada consecutiva com a Toyota, após um dos seus anos mais fortes e consistentes, estando atualmente na liderança do campeonato com o navegador Scott Martin, a uma prova do fim.
Depois de ampliar o seu palmarés com várias vitórias em 2025 e de continuar a lutar pelo nono título de campeão do mundo, Sébastien Ogier voltará a disputar um programa parcial, iniciando a época no Rali de Monte Carlo e participando em mais de metade das provas do calendário, ao lado de Vincent Landais.
Declarações:
Jari-Matti Latvala (Diretor de Equipa)
«A temporada de 2025 já tem sido incrivelmente bem-sucedida para a nossa equipa e, enquanto aguardamos um final emocionante, também olhamos para 2026 com muito entusiasmo. É um prazer dar as boas-vindas ao Oliver ao alinhamento de pilotos depois do excelente trabalho que realizou com o GR Yaris Rally2 — e, claro, da sua fantástica estreia com o nosso Rally1 na Estónia. Com o Elfyn e o Seb a lutarem pelo título, o Takamoto a demonstrar que pode lutar por vitórias, e o Sami a ganhar experiência preciosa na sua primeira época completa ao mais alto nível, teremos novamente uma formação muito forte, que combina velocidade e experiência. Temos uma equipa extraordinária e, com estes pilotos, a nossa paixão voltará a estar bem visível dentro e fora do carro no próximo ano.»
Elfyn Evans
«Estou muito satisfeito por continuar com a TGR-WRT naquela que será a minha sétima época consecutiva com a equipa. Temos alcançado bastante sucesso juntos e 2025 tem sido provavelmente um dos nossos melhores anos — tanto para a equipa como para mim pessoalmente. Mesmo assim, todos continuamos a trabalhar arduamente para melhorar e espero que consigamos alcançar ainda mais grandes resultados em 2026.»
Sébastien Ogier
«Estou muito entusiasmado por continuar a correr com esta equipa no próximo ano. Tivemos momentos muito especiais ao longo destes seis anos e esta temporada voltou a ser fantástica. Todos empurramos na mesma direção para vencer e tenho muito orgulho em fazer parte deste grupo. O plano será o mesmo dos últimos anos: disputar um programa parcial com o objetivo de ajudar a equipa a continuar a vencer ralis e campeonatos.»
Takamoto Katsuta
«Estou muito feliz por continuar a fazer parte desta equipa na próxima temporada. Este ano tivemos alguns ralis muito fortes, onde conseguimos lutar pelos primeiros lugares até ao fim. Também houve momentos difíceis, mas tenho a certeza de que isso me tornará mais forte no futuro. Obrigado a todos pelo apoio e espero que o próximo ano seja ainda melhor.»
Sami Pajari
«Foi muito entusiasmante correr com esta equipa durante uma época completa e estou muito grato pela oportunidade de continuar a trabalhar juntos. O foco principal foi ganhar a experiência necessária para competir verdadeiramente a este nível, mas ainda assim conseguimos mostrar boa velocidade em praticamente todos os ralis. Sei que ainda há muito trabalho pela frente para chegar ao ponto em que queremos estar — lutar por campeonatos —, mas estou muito motivado para melhorar o que fizemos este ano.»
Oliver Solberg
«Este ano foi absolutamente incrível para mim como parte da família TOYOTA GAZOO Racing. Cumprimos o nosso principal objetivo de conquistar o título de WRC2 e fizemos uma época muito sólida e consistente com o GR Yaris Rally2. Depois surgiu a oportunidade de correr na Estónia com o Rally1, o que foi simplesmente fantástico. Agora tenho esta oportunidade de regressar ao topo do WRC — muitos sonhos tornaram-se realidade este ano e estou muito grato por fazer parte desta grande equipa. Temos de ser realistas porque ainda há muito para aprender com o carro Rally1, mas vamos divertir-nos e dar o nosso melhor.»
O Programa TGR WRC Challenge dá novos passos para 2026
O TGR WRC Challenge Program, iniciado em 2015, continua a crescer no objetivo de formar pilotos capazes de competir ao mais alto nível mundial, seguindo o exemplo de Takamoto Katsuta.
Depois de um ano de 2025 de grande progresso em velocidade e consistência, Yuki Yamamoto, o segundo piloto geracional do programa, dará mais um passo no seu desenvolvimento, disputando uma temporada completa no WRC com um GR Yaris Rally2, incluindo sete provas no WRC2.
Três novos pilotos também se juntarão à categoria Rally2: Shotaro Goto e Takumi Matsushita, da terceira geração do programa, que continuarão a evoluir após se destacarem em 2025 ao volante de carros Rally3.
Como parte do compromisso da TGR-WRT em identificar e apoiar jovens talentos, o programa irá, pela primeira vez, acolher um piloto de fora do Japão. Um evento de seleção global foi realizado na Finlândia, envolvendo cinco jovens promissores.
O estónio Jaspar Vaher, de 18 anos, impressionou particularmente os instrutores da TGR-WRT pela sua capacidade, mesmo sem experiência prévia com carros de tração às quatro rodas, e competirá ao lado de Goto e Matsushita em provas nacionais, europeias e mundiais.
A quarta geração de pilotos — Rio Ogata e Kanta Yanaguida — mostrou grande progresso na sua primeira época e passará dos carros Rally4 de tração dianteira para os Rally3 de tração total, acompanhados pelo navegador Tomiya Maekawa, que também evoluirá para esta categoria.
O processo de seleção de novos pilotos japoneses para 2026 já está em curso, com seis candidatos escolhidos para a fase final, que decorrerá em dezembro, na Finlândia.
Yuki Yamamoto
«Este ano foi realmente muito importante para mim, cheio de aprendizagem e progresso. Enquanto o ano passado serviu sobretudo para ganhar experiência, desta vez consegui demonstrar um bom ritmo à medida que a época foi avançando. Ainda há muito para melhorar e aprender, mas estou muito satisfeito com a evolução e com a oportunidade de continuar a contar com o apoio deste excelente programa, desafiando-me ao longo de uma temporada completa do WRC no próximo ano.»
Shotaro Goto
«Gostei imenso deste ano. Houve momentos felizes e outros mais difíceis, mas aprendi imenso com todos eles. Estou muito contente por ter a oportunidade de conduzir o GR Yaris Rally2 no próximo ano — é um carro de ralis fantástico. Passou apenas um ano e meio desde o meu primeiro rali e agora vou competir com um Rally2, o que parece quase inacreditável, mas estou muito grato por esta oportunidade proporcionada pelo programa e sinto-me pronto para dar o meu melhor.»
Takumi Matsushita
«Estou muito satisfeito com este ano e com o progresso que consegui alcançar. Dei passos importantes na forma como elaboro as notas e na condução, tudo a seguir na direção certa, o que nos permitiu obter bons resultados. Estou a divertir-me imenso a conduzir o GR Yaris Rally2 nos testes — não consigo parar de sorrir. O nível dos pilotos nesta categoria é muito elevado, mas estou motivado para me desafiar e continuar a evoluir até alcançar esse patamar.»
Jaspar Vaher
«Estou muito feliz por integrar o TGR WRC Challenge Program. É uma oportunidade muito especial que me permite provar o meu valor com um bom carro e em competições de alto nível, ajudando-me a progredir na carreira. Já tive a oportunidade de testar o GR Yaris Rally2 e as sensações têm sido muito positivas, melhorando a cada quilómetro. É um grande salto, vindo do Rally4, e por isso acredito que o próximo ano será uma fase de grande aprendizagem. Mas com este programa, tenho à minha volta excelentes instrutores e engenheiros que me ajudam a evoluir o máximo possível.»
Rio Ogata
«Esta foi a minha primeira época nos ralis e, em cada prova, vivi novas experiências e dei passos em frente. Comecei a demonstrar uma boa velocidade, por isso estou muito satisfeito com a forma como tudo evoluiu e muito grato a este programa. A próxima temporada será a primeira com um carro de tração às quatro rodas e estou muito entusiasmado com esse desafio. Voltará a haver muito para aprender, mas espero ser rápido em algumas provas.»
Kanta Yanaguida
«Este foi o meu primeiro ano a competir em ralis na Europa e em pisos de terra, por isso tive imensas novas experiências e sinto que consegui evoluir bastante na condução, nas notas e também na condição física. Foi uma grande oportunidade e experiência, e estou muito grato aos nossos instrutores. Fico muito feliz por continuar neste programa no próximo ano e por poder dar o passo seguinte, passando a conduzir um carro de ralis de tração às quatro rodas.»
Tomiya Maekawa
«Tem sido uma excelente oportunidade fazer parte deste programa como navegador. Tudo tem corrido muito bem até agora e sinto que ganhei bastante experiência, dando um grande salto nas minhas competências de navegação. Também conseguimos bons resultados, como o título do Campeonato Finlandês de Ralis. Estou muito motivado para continuar ao lado do Jarkko Nikara e dar o passo para os Rally3, competindo em provas mais longas e com condições variadas. Tenho a certeza de que será uma experiência muito valiosa para mim.»



