WRC

Soltas Mundial de Ralis

soltamunralis13n(por Carlos Silva)

A Hyundai Motosport vai fazer já no início do mês de dezembro a apresentação oficial do seu projeto para o Mundial de Ralis de 2013. Espera-se que nesse momento possa vir a ser anunciada os pilotos que irão tripular o i20 WRC em 2014, para lém de Thierry Neuville.

De acordo com um artigo publicado hoje no site www.AutoSport.cz a FIA está muito perto de alterar as designações dos Grupos R dos vários modelos que actualmente existem no mercado. Assim sendo, e tomando como exemplo o Ford Fiesta R5, este passará a designar-se R1 tal como os Mitsubishi Lancer EVO IX ou X R4 passarão a ser denominados R2. Confuso?

Segundo indicou uma mensagem publicada na pagina oficial do Twitter da Citroën Argentina, o novo Citroën DS3 R5 que tem sido testado por Kris Meeke e Dani Sordo será homologado a 1 de Janeiro de 2014. Se várias fontes já haviam avançado como sendo muito provável a sua homologação para 1 de Março a par do seu “primo” Peugeot 208 T16, a ser verídica não deixará de ser positiva a estreia do novo veículo de competição da marca francesa, quiçá já no próximo Monte Carlo Rally…

O programa da 82.ª edição do Rallye Automobile Monte-Carlo, primeira prova pontuável da temporada de 2014 do WRC a decorrer entre os próximos dias 14 e 19 de janeiro, foi apresentado. A organização da prova uma vez mais cargo do Automobile Club de Monaco, revelou alguns detalhes da edição de 2014, que apresenta um percurso substancialmente modificado, um retorno à zona do ‘Hautes-Alpes ” e alguns eventos especiais promovidos pela cidade de Gap.

O mais célebre Rally disputado mundialmente terá três dias de reconhecimentos, a partir de sábado (dia 11 até ao dia 13 jan.), e terá o máximo de 80 concorrentes autorizados a participar no evento.

Primeira novidade no programa: o retorno da cerimonia de partida tradicional em Monte Carlo, que será realizada Place du Casino, na terça-feira dia 14.

Na quarta-feira (15), será realizado o Shakedown numa estrada com 3,6 km na pequena cidade de Chateauvieux localizado 6 km ao sul de Gap, bem perto onde nasceu o atual campeão do mundo, Sébastien Ogier.

A competição terá início na quinta-feira 16 janeiro, com uma dupla passagem por três especiais: Orpierre – Saint André de Rosans (25,53 km); Rosans – Sainte Marie – La Charce (18,00 km) e Montauban sur l’Ouvèze – Col du Perty – Laborel (19,37 km), com uma passagem pelo Parque de Assistências que se situará perto de estádio náutico da Gap.

No segundo dia, sexta-feira, 17 de janeiro, terá início com dois “clássicos” do lendário Rallye Monte-Carlo: Vitrolles – Col D’Espreaux – Faye (49,25 km) e Selonnet – Col des Garcinets – Breziers (22,75 km). Segue-se após o parque de assistências uma nova passagem por Vitrolles – Col D’Espreaux – Faye (49,25 km), e mais dois troços: o Sisteron – Col de Fontbelle – Thoard (36,70 km) e Clumanc – Col du defender – Lambruisse (20,22 km) já noite caída!

A etapa final, sábado dia 18, vai permitir que os concorrentes façam duas passagens por La Bollène Vésubie – Col de Turini – Moulinet (23,61 km) e a inédita Sospel – Col de Brouis – Breil sur Roya (16,69 km), sendo a primeira secção efectuada de dia e a segunda já durante à noite.

A prova terminará no domingo (19 de janeiro) com a tradicional cerimonia de entrega de prémios na praça do Palácio do Príncipe, no Mónaco.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo