Soltas Mundial de Ralis
(POR CARLOS SILVA)
Numa entrevista concedida ao site WRC Live, Yves Matton já abriu um pouco do “jogo” do que será o futuro da marca francesa a breve prazo no Mundial de Ralis. Depois de uma temporada sem marcar qualquer vitória no campeonato mundial, a partir do próximo Rallye Monte-Carlo se assistirá a grandes evoluções no DS3 WRC, sendo que oficialmente apenas estão confirmados o nomes de Kris Meeke e Robert Kubica (com a PH Sport) na equipa francesa, com Mads Østberg a aguardar pela sua renovação bem como ainda em estudo uma proposta de Hayden Paddon num hipotético mini-programa em provas de terra.
Segundo o diretor Desportivo da Citroën Racing: “Serão bastantes os novos componentes mecânicos que serão homologados no próximo ano, e que estrearemos em três fases. A primeira já terá lugar no Rallye Monte-Carlo, graças a um novo motor que partilhará a “filosofia” do nosso bloco do C- Elysée no WTCC. Teremos igualmente novas suspensões, bem como os novas “patilhas” no volante. Talvez já no Rally de Portugal teremos uma evolução no pack aerodinâmico e a meia da temporada tentaremos estrear uma nova suspensão. Temos esperanças em vencer alguns Ralis na próxima época, pelo que estes melhoramos mecânicos têm em vista permitir que a equipa regresse aos grandes sucessos”.
Por falar em Citroen e em WRC a marca francesa confirmou que Sebastien Loeb irá disputar o Rali de Monte Carlo. Este regresso de Loeb aos ralis do mundial é para já esporádico.
Dois italianos vão participar na próxima temporada ao mais alto nível da WRC. Na verdade Lorenzo Bertelli e Giovanni Bernacchini estarão juntos no início do próximo campeonato mundial, ao volante de um Ford Fiesta RS WRC com as “cores” da Fuckmatiè World Rally Team Pirelli. Desde 2008 – com Gigi Galli, que não assistíamos a uma presença italiana ao mais alto nível no Mundial de Ralis, o que para os fãs transalpinos não deixará de ser uma excelente notícia. Segundo Giovanni: “No próximo ano, o Nasser irá se focalizar especialmente no Campeonato de Ralis FIA do Médio Oriente e na Taça do Mundo de Rali Raids pelo que não terá muito tempo para disputar muitas provas no WRC. Fizemos equipa durante seis, onde conquistamos o título em conjunto esta época no WRC-2. Estou bastante feliz e esperançado em correr com o Lorenzo na próxima temporada com Ford Fiesta RS WRC, e em breve daremos início aos testes”.
Depois de conquistar o seu segundo título internacional consecutivo (Ásia-Pacífico em 2013 e ERC em 2014), Esapekka Lappi que já renovou por mais dois anos com a ŠKODA Motorsport, tem na sua mente um regresso a curto prazo ao WRC, onde disputou parcialmente a WRC-2 em 2013. Segundo o novo campeão Europeu: “Este ano, foi uma verdadeira surpresa. Além disso, o carro (Skoda Fabia S200) era o mais “velho” entre a concorrência (seis anos) e chegou ao seu final de vida. Vamos continuar com o Skoda. Estamos sob contrato para os próximos dois anos, e este contrato tem uma opção com a Volkswagen. O WRC me atrai… “
Se tudo indica que a estreia do Futuro Skoda Fabia R5 está prevista para o próximo Jännerrallye – Áustria (de 4 a 6 de janeiro), nalgumas provas do WRC com datas não coincidentes com o Europeu de Ralis, e bem provável que a Volkswagen Motorsport tenha um quarto Volkswagen Polo R WRC presente nas mãos do jovem piloto finlandês e sem qualquer tipo de “incompatibilidade” contratual, já que a marca da Rep. checa pertence ao grupo alemão (VAG) desde 1991.