
Tema “tabu” no Rali da Madeira as gasolinas passaram rapidamente a “não assunto” no Campeonato de Portugal de Ralis. A decisão tardia, mas correta, de liberalizar os combustíveis deixou todas as equipas confortáveis, mas a tensão é grande quanto ao que se vai passar com as classificações do… Rali de Castelo Branco!!!
Aliás, não é admissível os concorrentes ao CPR terem arrancado para a o Rali da Madeira sem que as classificações oficiais do Rali de Castelo Branco tenham sido divulgadas. Percebemos que as análises aos combustíveis não se conseguem obter de um dia para o outro, mas também é certo que sem classificações oficiais de Castelo Branco, também não é possível saber as classificações oficiais do CPR quando faltam duas provas apenas para o seu final, sendo que na próxima até poderemos ou não ter campeão.
Se existem dúvidas quanto à presença de certos pilotos nas duas derradeiras provas do CPR (Pedro de Almeida anunciou que não sabe se estará presente, Paulo Neto tem dúvidas se o seu carro estará pronto, etc, etc), também é certo que poderemos ver aparecer mais um Citroen numa dessas duas provas ou também talvez no Rally de Lisboa. Trata-se de um piloto rápido em asfalto, mas para já o projeto ainda está a ser montado.
Na verdade o Rali da Madeira fez o primeiro campeão de ralis. O título de Campão Master na Madeira foi para o veterano (tem que ter mais de 50 anos) e experiente José Camacho, que ao vencer a categoria nesta prova, fica assim com mais uma título na sua longuíssima carreira. Sendo este um título de Masters, começa a falar-se que poderá na Madeira haver lugar para um Campeonato Júnior, no futuro, o que poderia incentivar os mais jovens a estar presentes nos ralis.
Embora não tenha a ver propriamente com a componente desportiva, a organização do Rali da Madeira quis promove as boas práticas ambientais através de várias ações, entre elas o Troféu da Equipa Mais Sustentável, que este ano foi atribuído a equipa ARC SPORT. Este prémio distingue o empenho e as boas práticas ambientais demonstradas ao longo do evento, contribuindo para um rali mais responsável e amigo do ambiente.