ERC

Tanak sem oposição na Estónia (1ºdia)

tanak14(POR RICARDO NASCIMENTO)

O Rally da Estónia estreia-se este ano no ERC e que grande aposta para este campeonato, com os seus troços muito rápidos (médias entre os 127 e 129km/h), bom piso e muito semelhante à vizinha Finlândia, tendo mesmo alguns pilotos presentes a testar para o próximo evento do WRC.

A competir em “casa”, Ott Tänak era apontado como favorito e está a provar isso mesmo, ao ter vencido oito dos nove troços disputados, terminando o dia com mais de 40 segundos para o segundo classificado, com pneus DMACK no Fiesta R5.

Martin Kangur prometia luta após o primeiro troço mas, o jovem estónio teve um aparatoso acidente que o colocou fora de estrada no segundo troço. O local Timmu Kõrge passou para a segunda posição após o acidente de Kangur e embora os tempos não fossem muito distantes de Tänak esta tarde, todos somados deram 44,2s de diferença.

Alexey Lukyanuk volta a dar nas vistas neste tipo de rally com o Lancer Evo X pois, para além de ter vencido um troço, o russo ocupa a terceira posição apenas a 3,2s de Kõrge e lidera a Production Cup. Não fosse um erro num cruzamento durante o segundo troço, Lukyanuk poderia estar mais perto de Tänak.

Rainer Aus segue um pouco mais atrás na quarta posição, ao volante de um Evo IX, pois os Grupo N que atingem os 200km/h e juntando o conhecimento dos troços, são um binómio muito forte neste tipo de rally.

Limitado à velocidade de ponta do Skoda, Esapekka Lappi ocupa a quinta posição, sendo o melhor S2000 no rally, seguido de Sepp Wiegand, o seu companheiro de equipa na sexta posição. Lappi já perdeu mais de 1m25s e Wiegand falta pouco para os 2 minutos.

Karl Kruuda inovou com transmissões em direto no youtube, mostrando todo o percurso do piloto ao longo do dia, nas ligações, troços e parque de assistência. No lado desportivo, o Peugeot não está nas melhores condições com alguns momentos em que o motor perde potência, não conseguindo melhor do que a sétima posição a quase 2 minutos de Tänak.

Siim Plangi estreia em casa um Peugeot 208 T16 da Saintéloc mas, furou o pneu direito posterior logo no primeiro troço, onde perdeu mais de 40s e depois demorou algum tempo até ganhar confiança. De qualquer modo, Plangi foi subindo gradualmente na classificação, terminando o dia a pouco mais de 2 minutos de Tänak e apenas a 5,6s de Kruuda.

Nascido na estónia mas com licença desportiva finlandesa, Roland Murakas ocupa a nona posição com o seu Evo X mas, tem Sébastien Chardonet apenas 1 segundo atrás, num rally em que se esperava mais do francês mas, o próprio também disse que está a testar para a Finlândia e que o resultado não é importante. No entanto, Chardonet acabou por penalizar 40 segundos por ter chegado tarde ao último troço, baixando para décimo primeiro.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ott Tänak (8); Alexey Lukyanuk (1)

LÍDERES DO RALLY:
Ott Tänak (SS1 a 9)

PRINCIPAIS ABANDONOS:
17 Kaspar Koitla (EST) Mitsubishi Lancer Evo IX (radiador após SS1)
05 Martin Kangur (EST) Ford Fiesta S2000 (acidente na SS2)
19 Egon Kaur (EST) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS4)
10 Robert Consani (FRA) Peugeot 207 S2000 (cárter na SS8)

CLASSIFICAÇÃO PRIMEIRO DIAestoniacladia114

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo