Terceira vitória de Zaldívar em Erechim (Brasil)

(Por José Carlos Vieira Santos, desde o Brasil. Foto: Prensa Motorpy.com)
Pelo terceiro ano consecutivo a dupla formada pelo piloto paraguaio Fabrizio Zaldívar e o navegador argentino Marcelo der Ohannesian conquistou a vitória no Rally Internacional de Erechim, realizado entre os dias 23 e 25 de maio no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, válido como terceira etapa do Campeonato Sul Americano de Rally FIA/Codasur e também como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally.
Após a participação na quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally WRC em Portugal, na semana anterior, onde obtiveram o 12º lugar do WRC2 com um Skoda Fabia RS Rally2, Zaldívar e Ohannesian correram no Brasil a bordo de um Hyundai i20 Rally2, da equipe oficial Hyundai Paraguay, da mesma forma como o fizeram nos dois anos anteriores. No decorrer da prova, a dupla contou com uma forte oposição da tripulação formada pelo piloto também paraguaio Agustín Alonso e o navegador também argentino Edgardo Galindo, aos comandos de um Skoda Fabia RS Rally2, com as respectivas duplas lutando pela liderança debaixo de uma forte chuva e vencendo um total de quatro especiais cada uma durante o sábado. No domingo, entretanto, o sol apareceu melhorando sensivelmente as condições do piso, com a dupla da Hyundai passando a disputar as quatro últimas especiais com a dupla paraguaia Alejandro Galanti / Marcelo Toyotoshi, a bordo de um Toyota GR Yaris Rally2, desta vez com duas especiais vencidas por cada tripulação, resultado que fez com que Galanti e Toyotoshi obtivessem então a terceira colocação na prova, completando assim o pódio na classificação geral do Campeonato Sul Americano FIA/Codasur, enquanto Alonso e Galindo ficaram com a segunda colocação.
No Campeonato Brasileiro, a dupla formada pelos irmãos Juliano e Rafael Sartori, a bordo de um Volkswagen Polo Maxi Rally, obteve a sua segunda vitória no certame, na classificação geral e na categoria Rally 2, depois de ter ganhado também a prova de abertura da temporada no mês de abril. Nesta segunda prova, Juliano e Rafael travaram uma interessante disputa com a dupla Rodrigo Varella / Marco Marini, aos comandos de um Hyundai HB20 Proto que chegou a liderar o rally durante o sábado, mas que lamentavelmente foi obrigada a abandonar a prova ao final da competição, no domingo. Com a desistência dos principais oponentes, o segundo lugar na categoria ficou com a dupla paraguaia Cesar Pedotti / Nicolas Elizaur, inscrita também no torneio nacional brasileiro com um Mitsubishi Lancer Evolution X, com a terceira colocação sendo obtida pela dupla brasileira Alexandre Horn / Gilson Yoshimura, a bordo de outro Lancer Evo X.
Na categoria Rally 4, a dupla Luís Stédile / Luís Eckel venceu a bordo de um Renault Clio RS Rally4, seguidos por Leandro Brustolin / Andrey Karpinsky com outro Renault Clio RS Rally4. A terceira colocação foi obtida pelo veterano multicampeão nacional Luís Tedesco, único piloto a ter participado de todas as 27 edições do tradicional Rally Internacional de Erechim, ao volante de um de seus inseparáveis Fiat Palio e desta vez sendo navegado pelo também já experiente Thiago Osternack. Na categoria Rally 5, a vitória ficou com a dupla Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering, a bordo de um Volkswagen UP! TSI, seguida por Guilherme Krasuski / Maicol Souza com um Peugeot 206 e de Alexandre Blume / Evandro Frigo com um Peugeot 207.
O 27º Rally Internacional de Erechim, contou com a participação de 57 duplas inscritas e com um total de 144 km de troços cronometrados. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro será o Rally da Graciosa, a ser disputado entre os dias 11 e 13 de julho no estado do Paraná.
Resultados
Classificação Campeonato Sul Americano FIA/Codasur:
1) Fabrizio Zaldívar / Marcelo der Ohannesian – Hyundai i20 Rally2
2) Agustín Alonso / Edgardo Galindo – Skoda Fabia RS Rally2
3) Alejandro Galanti / Marcelo Toyotoshi – Toyota GR Yaris Rally2
(…)
Classificação Campeonato Brasileiro:
Categoria Rally 2
1) Juliano Sartori / Rafael Sartori – Volkswagen Polo Maxi Rally
2) Cesar Pedotti / Nicolas Elizaur – Mitsubishi Lancer Evolution X
3) Alexandre Horn / Gilson Yoshimura – Mitsubishi Lancer Evolution X
(…)
Categoria Rally 4
1) Luís Stédile / Luís Eckel – Renault Clio RS Rally4
2) Leandro Brustolin / Andrey Karpinsky – Renault Clio RS Rally4
3) Luís Tedesco / Thiago Osternack – Fiat Palio
(…)
Categoria Rally 5
1) Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering – Volkswagen UP! TSI
2) Guilherme Krasuski / Maicol Souza – Peugeot 206
3) Alexandre Blume / Evandro Frigo – Peugeot 207
(…)