NorteRegional

Tiago Silva vence “norte”, no domínio dos Porsche

Mais uma edição do “fotogénico” Rali de Mesão Frio, a contar para o Norte de Ralis, mas que por inoperância regulamentar continua a ter como vencedores carros que não podem pontuar para essa competição!!! Tiago Silva venceu no “norte”, Carlos Fernandes ganhou à geral.

Não foi das edições mais concorridas do Rali de Mesão Rio, mas não quer isso dizer que não tenha sido interessante e competitiva, mesmo que os principais candidatos ao Campeonato Norte tenham tinham dificuldades para cruzar o pódio final.

O grande domínio foi exercido por Carlos Fernandes no Porsche 997 GT3, que comandou do primeiro ao derradeiro troço, mesmo que o seu carro não tenha estado nas melhores condições (a roda traseira bastante desalinhada devido a problema com uma peça partida), que quase inviabilizou a participação nesta prova. Mesmo assim o piloto de Sintra nunca deixa os seus créditos por mãos alheias, e com o carro a curvar melhor para a esquerda do que para a direita, lá foi gerindo a sua rapidez e obteve mais uma vitória fantástica, desta vez aos comandos do Porsche.

Atrás de si assistiu-se a uma luta muito interessante, pelo menos no primeiro dia, entre Tiago Silva no Ford Fiesta R5 e Marco Oliveira no VW Polo N5. Ambos andaram muito próximo de Carlos Fernandes, mas o início do segundo dia não foi bom para qualquer destes pilotos, já que alguns problemas técnicos condicionaram bastante a prestação de ambos, embora com maior prejuízo para o piloto do Volkswagen, com manifesta dificuldade em andar depressa, levando-o até ao quinto lugar (depois de perder quase 50s após não ter conseguido colocar marcha atrás, tendo que ser ajudado pelo público para retomar a prova), tendo ainda recuperado uma posição, quando Gaspar Pinto, desistiu no sétimo troço com o seu Mitsubishi, quando era já um confortável segundo lugar nas contas do norte. Porém, com esta desistência, após uma prova em que fez o que era possível, Pinto não conseguiu capitalizar um resultado que podia ser importante nas contas do regional.

Com todas estas incidências, sobretudo no segundo dia de prova, José Almeida, num mais moderno Porsche 991 GT3, mesmo fazendo uma prova consistente e rápida, acabou por beneficiar de azares alheiros, fazendo assim uma dobradinha da Porsche em Mesão Frio.

O mais de 1m30s perdido no segundo dia, não fizeram, contudo, que Tiago Silva subisse ao pódio da geral, mas melhor que isso, tivesse vencido nas contas do “norte”, um resultado bem importante nas contas para esta competição, já que o piloto do Fiesta R5 reforça a liderança a três provas do final da competição.

Quanto a Marco Oliveira, conseguiu levar o seu Polo N5 até final, terminando mesmo assim no segundo lugar do “norte”, o que acaba por ser um resultado natural, já que Tiago Silva liderou sempre entre os concorrentes desta competição em Mesão Frio.

Excelente resultado, mais um, para Rafael Cunha, que não só terminou no terceir lugar das contas do campeonato norte, como venceu ainda entre os concorrentes das duas rodas motrizes, mostrando mais uma vez a sua enorme competitividade.

Nota ainda para a soberba prestação de João Rodrigues, que foi a Mesão Frio testar para a próxima prova do Clio Trophy, sendo quinto nas contas do “norte”, ao volante do Renault Clio Rally5, terminando à frente de Nuno Ribeiro, num bem preparado Subaru Impreza, que não fossem alguns exageros, bem poderia ter terminado melhor classificado.

Foi uma prova bem interessante, com troços excelentes e uma paisagem fabulosa, mas o regional norte continua a definhar paulatinamente, apesar do esforço de organizações como esta do Clube Automóvel da Régua.

COMANDANTES SUCESSIVOS (norte)
Tiago Silva (Pec 1 a 9)

VENCEDORES DE TROÇOS (norte)
Tiago Silva (4); Marco Oliveira (3); Nuno Ribeiro (1), Rafael Cunha (1)

CLASSIFICAÇÃO FINAL (geral)

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo