Título RC3 de Faria e andamento de Paula são motivos de orgulho para a ACB Racing
O Rali Ilha do Pico marcou o fim de temporada nos ralis dos Açores. No campo da ACB Racing houve motivos para festejar mais uma temporada bem sucedida. João Faria é campeão dos Açores da categoria RC3 e José Paula teve um sábado de grande nível no rali da sua ilha.
Campeões dos Açores de Ralis, categoria RC3
A chegada de João Faria e Carlos Medeiros à vila da Madalena, depois de cumprido o Rali Ilha do Pico, foi motivo para que se fizesse festa na zona de assistência da ACB Racing. O piloto do Peugeot 206 RC confirmou na ilha montanha o título de campeão dos Açores da categoria RC3 e o segundo lugar na classificação absoluta das duas rodas motrizes.
Faria teve na ilha montanha uma prova difícil, não só porque a concorrência se apresentou reforçada ao nível das duas rodas motrizes mas também porque, como explica o piloto de Rabo de Peixe, “o rali começou mal uma vez que uma suspensão partida limitou a nossa prestação ao longo de toda a manhã de sábado”.
Depois de uma passagem pela assistência em que o problema foi resolvido, João Faria optou por adotar um andamento que não hipotecasse o objetivo maior de terminar e garantir o título dos RC3. “Quero deixar agradecimento especial à ACB Racing, na pessoa do António Castelo Branco, pelo excelente trabalho qui fizeram ao longo do ano. Aproveito ainda para agradecer a todos os amigos e patrocinadores, bem como à minha esposa que me veio acompanhar nesta prova”, terminou o piloto que deverá ter feito a última época completa nos ralis açorianos.
Santos da casa…
Depois do pódio no Ilha Lilás, José Miguel Paula e Miguel Ribeiro estiveram perto de repetir a proeza, desta vez na “sua” ilha do Pico, sendo apenas traídos por um problema eletrónico ao nível dos diferenciais que os obrigou a parar na super especial e a regressar sábado em super-rali. “Depois de chegar à assistência verificou-se que nada de grave se passava com o carro e rapidamente o pusemos a 100 para que no sábado o José Paula pudesse mostrar um grande andamento”, explicou António Castelo Branco da ACB Racing. José Paula e Miguel Ribeiro não se fizeram rogados e foram mesmo os terceiros mais rápidos se se analisar a estatística do Rali Ilha do Pico. A dupla da ilha montanha conseguiu por seis vezes colocar-se entre os três mais rápidos em prova, tendo mesmo conquistado um segundo melhor tempo à geral. O nono lugar foi o resultado possível para uma equipa que mostrou claramente que o seu lugar era no pódio.
Um pouco desiludido pelo resultado final mas feliz pela rapidez demonstrada ficou António Castelo Branco que resumiu assim a prova de José Paula: “É uma pena que o trabalho de preparação do carro desenvolvido por toda a equipa não se tenha concretizado num excelente resultado mas ficaram provados os níveis de competitividade que conseguimos alcançar. Se não fosse o pequeno problema de sexta à noite, o pódio era nosso. Venha a próxima…”
A “próxima” é já no próximo fim de semana. Se o Campeonato de Ralis dos Açores já chegou ao fim, a atividade da ACB Racing mantém-se em alta. A próxima paragem é no Alentejo onde se disputa a Baja Portalegre 500, prova da Taça do Mundo de Todo-o-terreno. A equipa de Angra do Heroísmo vai dar assistência e tratar da logística do Açores TT Team de Bruno Oliveira.


