Breves

ROVANPERA VENCE NA GRÉCIA E DÁ UM PASSO RUMO AO TÍTULO NO WRC

Kalle Rovanperä conquistou a sua terceira vitória da temporada na Grécia, reforçando assim o seu domínio no Campeonato Mundial de Ralis deste ano.

O jovem de 22 anos parecia prestes a subir ao pódio nesta 10ª jornada no segundo lugar, mas viu-se no topo da classificação por mais de dois minutos após a penúltima etapa de sábado, quando os antigos líderes Thierry Neuville e Sébastien Ogier se retiraram.

Ambos foram “batidos” pelas implacáveis estradas montanhosas e rochosas do centro da Grécia, com o Hyundai i20 N de Neuville sofrendo danos na suspensão dianteira antes de Ogier, conduzindo um Toyota GR Yaris semelhante ao de Rovanperä, parar após a ES12 com falha na suspensão traseira após bater numa pedra.

Rovanperä pôde relaxar durante a final de três etapas de domingo e selou um fim de semana quase perfeito com o máximo de cinco pontos de bónus por vencer o Wolf Power Stage. Ele superou o companheiro de equipe Elfyn Evans, seu adversário mais próximo no campeonato, por 1min 31,7s no final e ampliou os pontos sobre o galês para 33 com três prova para terminar.

“Claro, é um grande alívio”, disse Rovanperä, que também ajudou a aumentar a liderança do campeonato de fabricantes da Toyota para 91 pontos sobre a Hyundai. “Depois de um rali difícil na Finlândia, precisávamos voltar agora com um desempenho forte, começar em primeiro e terminar em primeiro é muito bom. Tivemos uma condução inteligente e ainda um bom impulso aqui na Power Stage.”

Evans perdeu mais de um minuto no sábado como resultado do sobreaquecimento do seu Toyota, mas lutou para terminar em segundo lugar depois de lutar com Dani Sordo, da Hyundai, até a última etapa.

Sordo manteve a vantagem durante a noite, mas uma passagem lenta por Tarzan custou-lhe a posição. O espanhol, que disputou o seu primeiro rali desde o Quénia, em Junho, perdeu por apenas 4,2 segundos após quatro dias de competição.

Ott Tänak sofreu 3min e 40seg em penalizações de tempo quando uma falha na bomba de água o fez chegar atrasado à zona de montagem de pneus na sexta-feira. Mas o piloto do M-Sport Ford Puma desfrutou de uma corrida relativamente limpa a partir de então e subiu para um impressionante quarto lugar, embora a mais de quatro minutos da liderança.

Esapekka Lappi foi quinto em um Hyundai, à frente do sexto colocado Takamoto Katsuta, enquanto Andreas Mikkelsen ultrapassou Gus Greensmith na penúltima etapa para vencer a categoria WRC2.

Ao fazer isso, o norueguês ficou 16 pontos à frente do rival do campeonato Yohan Rossel, que terminou em nono lugar geral, enquanto Ogier completou a tabela de classificação.

Mais adiante, William Creighton foi coroado campeão do FIA Junior WRC de 2023 ao lado do co-piloto Liam Regan. Creighton, de 25 anos, torna-se o primeiro piloto irlandês a vencer a série desde que o falecido Craig Breen alcançou o feito em 2011.

O campeonato segue para a América do Sul no final deste mês para a 11ª jornada. O Rally Chile retorna ao calendário do WRC de 28 de setembro a 1 de outubro.

Classificação geral:
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 3h 0m 16,7s
2. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +1m 31,7s
3. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 N +1m 35,9s
4. O Tänak / M Järveoja EST Ford Puma +4m 28,4s
5. E Lappi / J Ferm FIN Hyundai i20 N +6m 22,3s
6. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +7m 20,9s

Classificação do campeonato de pilotos (após a 10ª rodada de 13):
1. K Rovanperä 200 pontos
2.E Evans 167 pontos
3. T Neuville 134 pontos

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo