
Armando Carvalho e Ana Santos foram os grandes vencedores da edição deste ano do Rali Alitém, aproveitando bem todas as vicissitudes desta prova, assim como o seu maior à vontade do piloto para os troços de terra. Aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo IX, a dupla assinou uma exibição convincente no segundo dia de prova, garantindo o lugar mais alto do pódio e a liderança isolada do campeonato.
Depois de um primeiro dia equilibrado, Carvalho entrou ao ataque logo na classificativa inaugural de domingo, em Albergaria dos Doze. Nos pouco mais de 11 quilómetros da especial, o piloto do Mitsubishi foi mais de 14 segundos mais rápido do que Paulo Barata (Ford Fiesta R5), que partira para esta etapa na liderança. Com este desempenho, Carvalho assumiu o comando da prova com 12,9 segundos de vantagem.
Sem baixar o ritmo, o líder voltou a vencer nas classificativas de Santiago de Litém e na segunda passagem por Albergaria dos Doze, aumentando a diferença para 28,9 segundos antes do último troço. Na derradeira especial, Barata ainda conseguiu vencer, mas a recuperação de 2,4 segundos revelou-se insuficiente para alterar o desfecho final. Carvalho e Santos confirmaram, assim, uma vitória importante que os coloca no topo da classificação geral do campeonato.
“Foi um rali exigente, principalmente devido às altas temperaturas. Mas soubemos gerir o andamento e atacar nos momentos decisivos. Foi uma vitória suada, mas muito saborosa e que nos dá confiança para o resto da temporada”, afirmou Armando Carvalho no final da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.
Porém, se olharmos unicamente para as contas do Centro, Armando Carvalho fez uma prova solitária, ao ponto de ter vencido todos os troços e ter chegado ao final do rali com mais de 3m52s de vantagem para o segundo classificado, Telmo Neto.
No que diz respeito às duas rodas motrizes, Joni Gonçalves e Paulo Lopes (Peugeot 208 Rally4) destacaram-se claramente da concorrência. Além de vencerem a categoria, fecharam ainda o pódio absoluto da prova. Entre os concorrentes inscritos para o campeonato Centro, Telmo Neto (BMW 316) foi o mais forte, terminando com quase um minuto de vantagem sobre Vítor Matias, também em BMW 316.
Troços bonitos com uma boa organização da Escuderia de Castelo Branco, numa prova que deveria fazer refletir todos os intervenientes dos “regionais” e em particular do Centro.
VENCEDORES DE TROÇOS (Centro)
Armando Carvalho (7)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Armando Carvalho (Pec 1 a 7)
CLASSIFICAÇÃO FINAL ABSOLUTA
