MundialWRC

Solberg regressou aos Rally1 em grande estilo (Rally da Estónia – 1ª etapa)

Oliver Solberg anunciou o seu regresso à principal categoria do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC) de forma impressionante esta sexta-feira, ao terminar a primeira etapa do Delfi Rally Estonia com uma vantagem de 12,4 segundos na liderança da prova sobre o local Ott Tänak.

Ao volante de um GR Yaris Rally1, numa participação pontual pela Toyota Gazoo Racing e sem mnada a perder, o jovem sueco surpreendeu tudo e todos ao assinar três melhores tempos nas rápidas classificativas em terra do sul da Estónia, liderando a prova ao longo de todo o primeiro dia completo.

O piloto de 23 anos, navegado pelo britânico Elliott Edmondson, conquistou a sua primeira vitória em especiais do WRC logo na primeira passagem por Peipsiääre, reforçando depois a liderança na repetição da classificativa para chegar à assistência intermédia com 8,5 segundos de vantagem sobre o campeão do mundo de 2019, Ott Tänak.

Alterações na afinação entre as passagens permitiram a Solberg melhorar a tração do seu carro durante a tarde, o que lhe possibilitou aumentar a vantagem sobre o herói local Tänak – que também somou dois melhores tempos ao longo do dia.

“Estar a liderar o rali, ganhar algumas especiais e sentir-me assim dentro do carro… este dia foi só diversão”, sorriu Solberg. “Nem sei o que dizer – foi, simplesmente, o melhor dia da minha vida.”

Tänak – vencedor da última prova, na Grécia – foi incentivado por milhares de adeptos, mas não conseguiu encontrar o ritmo necessário para travar o ímpeto de Solberg.

“Está tudo tão solto, não há qualquer tração,” explicou. “Fiz tudo o que pude, mas neste momento é o que é.”

Thierry Neuville terminou o dia em terceiro, a apenas 1,8 segundos do seu companheiro de equipa Tänak. O belga liderava após a superespecial de quinta-feira à noite, mas admitiu ter passado o dia a “lutar” com o equilíbrio e a tração do seu Hyundai i20 N Rally1.

Kalle Rovanperä, da Toyota, três vezes vencedor na Estónia, estava a 5,9 segundos de Neuville, no quarto lugar. “É praticamente o máximo que conseguimos fazer com este carro e com a sensação atual,” resumiu o finlandês.

Adrien Fourmaux teve uma manhã discreta naquela que foi a sua primeira prova rápida em terra aos comandos de um Hyundai, mas recuperou durante a tarde com uma vitória em Kambja 2, depois de ajustes que melhoraram a estabilidade do carro. Terminou o dia em quinto, com apenas duas décimas de vantagem sobre Takamoto Katsuta – que perdeu tempo de manhã com uma saída de estrada e problemas no intercomunicador.

Elfyn Evans, que abriu a estrada por ser o líder do campeonato, teve dificuldades de tração e ficou-se pelo oitavo lugar, à frente do colega de equipa da Toyota, Sami Pajari, que enfrentou perdas intermitentes de potência durante a manhã.

Mārtiņš Sesks e Josh McErlean fecharam o top 10 aos comandos dos seus Ford Puma da M-Sport, separados por 18,6 segundos. Grégoire Munster foi 11.º depois de um dia complicado, marcado por problemas de travões, um furo e uma saída de estrada.

O sábado será o dia mais longo do rali, com mais de 125 quilómetros cronometrados divididos por nove especiais – incluindo duas passagens pelas rápidas classificativas de Kanepi e Raanitsa.

COMANDANTES SUCESSIVOS
Thierry Neuville (Pec 1); Oliver Solberg (Pec 2 a 8)

VENCEDORES DE TROÇOS
Thierry Neuville (2); Ott Tänak (2); Oliver Solberg (3); Adrien Fourmaux (1)

CLASSIFICAÇÃO 1ª ETAPA
1º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR YARIS Rally1) 1h06m33.4s
2º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +12.4s
3º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +14.2s
4º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +20.1s
5º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +29.8s
6º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +30.0s
7º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +41.4s
8º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +1m05.1s
9º Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1) +1m11.4s
10 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +1m30.0s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo