
A autarquia de Vila Franca de Xira, presidida por Fernando Paulo Ferreira, continuará em 2025 na vanguarda do Rally de Lisboa (30 outubro/1 novembro), na sequência da renovação, esta semana, do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo subscrito com o CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo.
Vila Franca de Xira, uma das cidades de referência do Ribatejo e município da Área Metropolitana de Lisboa, já faz parte da história do Rally de Lisboa, a prova única da Taça de Portugal de Ralis e última do Campeonato de Portugal de Ralis de 2 RM, graças à icónica classificativa a que dá o nome.
“O Município de Vila Franca de Xira tem sido parceiro na organização do Rally de Lisboa desde a primeira edição, pelo que é com grande satisfação que renovamos a parceria para 2025. Significa que Vila Franca de Xira se associa àquela que é uma das provas mais importantes do calendário nacional de ralis, sempre com muito impacto junto das pessoas e dos amantes do desporto automóvel, bem como para a economia local, que tem aqui um momento para ‘acelerar’ o negócio. Nesta edição, o concelho vai ter duas Provas Especiais de Classificação, nomeadamente em Cachoeiras, valorizando as zonais rurais do nosso território e potenciando a promoção de desportos diferenciadores. O Município congratula-se por receber grandes eventos desportivos de âmbito nacional e internacional, envolvendo o movimento associativo, pois significa que estamos na linha da frente”, sublinha Fernando Paulo Ferreira, líder da edilidade vila-franquense e ele próprio um entusiasta do desporto automóvel.
Humberto Silva, presidente do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, cujo trabalho desde 2021 tem permitido consolidar de uma forma muito bem sustentada o Rally de Lisboa como uma das competições de maior notoriedade no calendário desportivo da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, destacou:
“Desde a primeira hora, que Vila Franca de Xira e o seu território aderiram de alma e coração ao Rally de Lisboa, conferindo-lhe uma atmosfera especial pelo seu enquadramento paisagístico e ambiental. Para além da tradição e cultura tauromáquica, as suas gentes não deixam de vibrar e de apoiar os ralis, o que é sempre uma mais-valia para um evento desta envergadura”.
A edição 2025 do Rally de Lisboa, prova única da Taça de Portugal de Ralis e que se estreará no Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), encerra a respetiva temporada, tal como sucederá em relação à Peugeot Rally Cup Portugal e ao Clio Trophy Portugal, sendo ainda a penúltima prova do calendário do International Iberian Rally Trophy.