
Após três intensas rondas em Portugal e Espanha, a Peugeot Rally Cup Ibérica 2025 aproxima-se do seu desfecho, para decidir o título no fim de semana de 12 e 13 de setembro, no Rally Blendio Princesa de Astúrias, uma das provas mais emblemáticas do calendário ibérico. Ricardo Sousa pode-se sagrar vencedor.
Com somente mais uma jornada da Peugeot Rally Cup Ibérica pela frente, Giovanni Fariña lidera a classificação dedicada aos pilotos, com 64 pontos, tendo Ricardo Sousa logo atrás (43 pontos), seguindo-se Henrique Moniz (39 pontos) e Miguel Garcia (38 pontos). A fechar o atual top-5 está Alex Español piloto que, com 30 pontos, já está matematicamente afastado do título.
Para distribuir na última prova do ano estão 28 pontos, os habituais 25 de uma potencial vitória, mais 3 pontos para quem for o mais rápido na Power Stage, num rali que tem um fator extra associado, pelo facto de ser a quarta prova do ano, de um calendário em que os pilotos têm de deitar fora o seu pior resultado.
Numa prova em que se sublinha a ausência de Moniz e de Español, será Fariña a estar sob maior pressão, ele que soma três pontuações, pelo que terá de fazer melhor do que o resultado que têm para descontar. Mas também Sousa e García estão obrigados a ter uma boa prestação, apontando aos lugares do pódio, eles que contam com um resultado nulo, decorrente das respetivas desistências num dos ralis do ano. Ou seja, os pontos que somarem nas Astúrias são aproveitados.
Nas contas dos co-pilotos, Alejandro Rodriguez (64 pontos) estará mais próximo do título, mas Luís Marques (43 pontos) terá ainda uma palavra a dizer, tal como Osel Roman (38 pontos), os três navegadores que ainda podem festejar o desejado troféu, num grupo em que apenas o líder tem já três resultados válidos.
No domínio dos estreantes em provas da Peugeot Rally Cup Ibérica, registe-se a elevada adesão nesta quarta e última jornada de 2025. A maioria dos pilotos espanhóis são estreantes e Portugal apenas está representado por duas equipas, a que se junta uma formação francesa e outra uruguaia, todos nomes habituais no troféu deste ano.
LISTA DE INSCRITOS | Rally Blendio Princesa de Astúrias
Nº Piloto Júnior Navegador
28 Giovanni Fariña (ES) Junior Alejandro Rodrigués (ES)
29 Ricardo Sousa (PT) – Luis Marques (PT)
30 Miguel García (ES) – Osel Román (ES)
31 Sergí Perez (ES) – Jaume García (ES)
32 Javier Cañada (ES) – Aday Ortiz (ES)
33 Joni Gonçalves (PT) – Luis Boiça (PT)
34 Jordi San Andrés (ES) – Carlos Cabrero (ES)
35 Baptiste Panissié (FR) – Théo Pallu (FR)
36 Nahuel Barba (UR) Júnior Santiago Cabrera (ES)
37 Aritz Iriondo (ES) – Joseba Sanchez (ES)
38 Arnau Bartéz (ES) – Melisa Lorenzo (ES)
39 Emílio Criado (ES) Junior Moisés Gomez (ES)
10 TROÇOS PARA DESCOBRIR O CAMPEÃO**
Organizado pelo Automóvil Club Principado de Asturias, o Rally Blendio Princesa de Asturias disputa-se entre os dias 12 e 13 de setembro, num formato compacto de 2 Etapas e 5 Secções, que inclui um total de 10 Provas Especiais (cinco troços em dupla passagem), todos em asfalto, somando 128,88 quilómetros cronometrados inseridos num percurso global de 586,75 quilómetros. O centro nevrálgico de toda a operação estará montado no Palacio de Exposiciones y Congresos Ciudad de Oviedo.
Após a cerimónia de abertura, às 20h00 de quinta-feira (11 de setembro), na Calle de Uría (Oviedo), os motores começam a fazer-se ouvir na manhã de sexta-feira nos Treinos Livres (07h00), em duas passagens que permitem às equipas ajustar as últimas afinações antes da competição oficial, terminando esta sessão de preparação às 08h45.
Pouco depois, o relógio marca o arranque da Especial de Qualificação (08h15), na qual se definirá a ordem de partida, seguindo-se a entrada dos carros no Parque Fechado (a partir das 08h30).
A manhã ainda reserva mais ação, com um Shakedown das 09h00 às 10h30, sessão adicional que proporciona às equipas e pilotos a possibilidade de testar, em ritmo competitivo, diferentes soluções para enfrentar o desafio que se avizinha.
A partir da tarde, os cronómetros entram em contagem séria com as primeiras classificativas. O pelotão enfrenta uma dupla passagem pelos troços TC A (14,31 km), às 13h28 e 16h23, e TC B (12,60 km), disputados às 14h09 e 17h04. Um conjunto inicial exigente que promete marcar as primeiras diferenças na luta pela liderança.
No sábado (dia 13) regressa-se à estrada para uma jornada decisiva, composta por três troços distintos, também percorridos em dupla passagem. A TC C (13,48 km) corre-se às 09h23, seguida da TC D (12,03 km) às 10h12 e da TC E (12,02 km) às 11h11. Durante a tarde, repetem-se os mesmos percursos, com novas passagens às 14h31, 15h20 e 16h48, respetivamente.
Após dois dias intensos de competição, o desfecho acontece ao final da tarde de sábado, com a cerimónia do pódio marcada para as 18h30, na Plaza de los Ferroviarios, em Oviedo, encerrando oficialmente o rali em ambiente de celebração e emoção, com a confirmação dos títulos depois de uma época de competitividade extrema nos troféus PEUGEOT.
** Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada. Hora portuguesa