MundialWRC

Adrien Fourmaux lidera após azar de Tanak

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

Adrien Fourmaux subiu à liderança do Rali do Chile Bio Bío depois de um problema no motor, no Hyundai I20 Rally1 de Ott Tänak na última especial de sexta-feira, ter dado ao piloto da Hyundai uma curta vantagem de 1,0s sobre o seu companheiro Thierry Neuville.

O francês herdou o primeiro lugar quando Tänak desistiu ao fim de 5,6 quilómetros na especial mais longa do dia, terminando assim uma exibição dominante do estónio — que tinha construído uma vantagem de quase 10s após recuperar o comando que pertencia de manhã ao líder do campeonato, Elfyn Evans.

“Não posso deixar de estar satisfeito porque penso que é a primeira vez que lideramos um rali no final do primeiro dia, por isso é positivo para nós, mas é uma pena para o Ott”, disse Fourmaux, que procura a sua primeira vitória no miundial. “Amanhã vai ser um dia diferente, por isso vamos ver.”

Neuville terminou o dia em segundo, no seu i20 N Rally1, depois de uma tarde transformada por grandes alterações na afinação entre as passagens. O belga teve dificuldades de manhã, mas encontrou o ritmo à medida que as condições secaram, descrevendo o carro como “muito melhor”, apesar de admitir que estava “ainda longe de bom”.

Sébastien Ogier protagonizou a melhor prestação individual do dia com um triunfo impressionante na especial 6, batendo Neuville por 3,1s e subindo de quinto para terceiro da geral. A assinalar a sua 200.ª participação no WRC esta semana, o oito vezes campeão do mundo também fez ajustes na afinação ao meio-dia, depois de uma manhã discreta.

“Estive a forçar todo o dia e de manhã já estava no limite, e nesta última especial não podia fazer mais,” refletiu Ogier, que está a apenas 2,3s de Fourmaux à entrada para o sábado.

O primeiro a partir para a estrada, Evans, sofreu uma tarde difícil, sendo o mais penalizado pelas condições de limpeza, e caiu da liderança do rali para o quinto lugar no final do dia. Além de Ogier, foi também ultrapassado pelo colega de equipa da Toyota, Sami Pajari, na última especial, terminando a noite a 1,9s do finlandês.

“Esta tarde foi uma grande luta,” admitiu Evans depois de perder 14,2s só na última especial. “Não conseguia controlar a traseira de todo.”

Takamoto Katsuta manteve o sexto lugar apesar de problemas de equilíbrio no Toyota, enquanto Grégoire Munster foi sétimo para a M-Sport Ford, após recuperar de uma rutura na ligação da caixa de velocidades durante a manhã.

As esperanças de título de Kalle Rovanperä sofreram mais um revés, com o ex-campeão do mundo a terminar apenas em oitavo, a mais de um minuto do líder. O dia do bicampeão ficou comprometido com um pneu a sair da jante depois de ter saído largo e batido num talude de manhã, embora tenha mostrado bom andamento quando as condições melhoraram.

“Obviamente estou desapontado por termos perdido as boas hipóteses que tínhamos hoje,” disse Rovanperä. “Finalmente tivemos um bom ritmo neste tipo de estrada e isso provavelmente não aconteceu em nenhum momento deste ano.”

Oliver Solberg liderou a classificação do WRC2 e está em posição de garantir o título de campeão, com os rivais Yohan Rossel e Gus Greensmith a desistirem com problemas mecânicos. O sueco terminou também o dia em nono da geral, à frente do piloto da M-Sport Ford, Josh McErlean, que perdeu mais de um minuto após um pião em alta velocidade na especial 1.

Está prevista chuva intensa durante a noite na zona das especiais de sábado, que totalizam quase 140 km cronometrados divididos por seis troços.

CLASSIFICAÇÃO 1º DIA
1. A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1 57m 48.5s
2. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N Rally1 +1.0s
3. S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris Rally1 +2.3s
4. S Pajari / M Salminen FIN Toyota GR Yaris Rally1 +11.2s
5. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris Rally1 +13.1s
6. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris Rally1 +41.0s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo