
Afonso Santos está de regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis para disputar, este fim de semana, o Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín. O jovem piloto da Póvoa de Varzim terá Mafalda Santos como navegadora no Peugeot 208 Rally4 preparado pela PT Racing.
A irmã do piloto assume o lugar no banco do lado direito nesta prova e deverá manter essas funções até ao final da temporada. A dupla já demonstrou um bom entendimento competitivo em Vale de Cambra, no APCAR Rallye Series Stars, onde esteve envolvida na luta pela vitória entre os concorrentes de duas rodas motrizes.
“Estou muito feliz por ter a Mafalda comigo. Funcionamos muito bem como equipa, como, aliás, se viu uma vez mais em Vale de Cambra. O nosso entrosamento é bom e ainda vai melhorar”, afirmou Afonso Santos.
Nas estradas de asfalto transmontanas e galegas, o piloto conhecido por “Pocket Rocket” estará envolvido em três competições: o Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, o Campeonato de Portugal Júnior de Ralis e a Peugeot Rally Cup Portugal.
É no campeonato Júnior que Afonso Santos concentra as maiores atenções. O piloto ocupa o segundo lugar da classificação e mantém intactas as possibilidades de disputar o título nacional até ao final da temporada.
“Estamos em segundo no campeonato, com reais hipóteses de lutar pelo título nacional, e vamos dar tudo para estar nessa luta até ao último rali”, sublinhou.
No CPR 2RM e na Peugeot Rally Cup Portugal, Afonso Santos reconhece a maior experiência dos principais adversários, estabelecendo como objetivo alcançar um resultado sólido e importante para a sua evolução.
“No campeonato reservado às duas rodas motrizes, sabemos que temos muito menos experiência do que os principais candidatos, mas tudo faremos para alcançar um resultado positivo, se possível dentro do top 5. O mesmo se aplica à Peugeot Rally Cup Portugal”, explicou.
Organizado pelo CAMI Motorsport, o Rali da Água apresenta-se como mais um teste à maturidade competitiva do jovem piloto. Perante uma prova longa e disputada em estradas exigentes, a estratégia passará por encontrar um equilíbrio entre rapidez, consistência e controlo.
“Será um rali longo, muito difícil, em estradas que exigem muito conhecimento. Como tal, seremos cautelosos, sem deixar de procurar um andamento rápido, mas sempre controlado. O foco está em terminar a prova com o melhor resultado possível”, acrescentou Afonso Santos.
O programa começa na quinta-feira, 10 de setembro, com uma sessão de autógrafos às 21h00 e a partida simbólica às 22h00, em Chaves. A competição arranca na sexta-feira, com duas passagens pela especial de Chaves, além dos troços de Verín e Rota Termal, este último disputado como Super-Especial.
No sábado, os concorrentes enfrentam duplas passagens pelas especiais de Transibérico, Alto Tâmega e Termas de Chaves, antes do pódio final.



