
O crescente número de ralis Legends realizados em Portugal poderá justificar, no futuro, a criação de um troféu ou mesmo de um campeonato nacional dedicado a este tipo de viaturas, aproveitando o interesse que estes eventos têm vindo a gerar junto de pilotos, equipas e público.
Ao longo da última década surgiram em Portugal vários ralis Legends, com formatos distintos, mas com um denominador comum: colocar novamente na estrada antigos carros de ralis e permitir aos adeptos ver ou rever máquinas que marcaram diferentes épocas da modalidade. Algumas destas provas assumem uma componente competitiva, com tempos e classificações, enquanto outras privilegiam sobretudo o espetáculo e a evocação histórica (ou juntam os dois conceitos).
Neste contexto, poderia fazer sentido a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting dinamizar uma competição nacional destinada especificamente a estes eventos, desde que fosse suportada por regras claras, objetivos bem definidos e, sobretudo, custos de participação controlados.
Os valores das inscrições seriam um dos fatores determinantes para o sucesso de uma eventual competição, que teria de ser suficientemente acessível para incentivar proprietários de viaturas atualmente paradas a regressarem aos ralis.
Outro argumento favorável passa pela crescente capacidade destes eventos para mobilizar público. Em alguns casos, os ralis Legends têm conseguido reunir mais espectadores do que determinadas provas dos campeonatos regionais e até do Campeonato de Portugal de Ralis, reforçando o potencial promocional de uma competição organizada em torno deste conceito.
Uma eventual competição não deveria, contudo, descaracterizar os eventos existentes. O ideal seria um troféu ou campeonato curto, com quatro ou cinco provas no máximo, mantendo a liberdade e simplicidade regulamentar que caracteriza atualmente os ralis Legends.
A ideia poderia representar, de certa forma, uma recuperação do conceito do antigo Campeonato Nacional de Clássicos, que chegou a contar com bons níveis de participação e interesse competitivo, mas acabou por perder expressão, entre outros fatores, devido aos elevados custos associados à participação em provas integradas no Campeonato Nacional de Ralis.
A realidade atual é diferente. Muitos pilotos participam nos Legends apenas pelo prazer de conduzir um carro de ralis, enquanto outros mantêm uma abordagem claramente competitiva e procuram lutar pelos melhores tempos.
Uma competição nacional poderia, assim, acrescentar valor aos eventos já existentes, desde que fosse desenvolvida em articulação com os respetivos organizadores e promotores e sem colocar em causa a identidade e o espírito que têm permitido aos ralis Legends conquistar cada vez mais espaço no panorama automobilístico nacional.



