ERC

Tudo sobre o Europeu de Ralis 2014

tacaourobruno13A Eurosport Events, promotor do Campeonato FIA da Europa de Ralis dá a conhecer mais pormenores daquela que se revelará como uma das mais importantes competições automobilistas em 2014, depois de terem sido aprovadas em reunião da Comissão da FIA de Ralis que aconteceu no mês passado (31 de outubro). Todas estas propostas estão ainda sujeitas a aprovação no Conselho Mundial de Desporto Automóvel que acontece em dezembro.

Campeonato FIA da Europa de Ralis – Taça de Construtores

Como resposta direta ao crescente interesse de vários fabricantes que planeiam participar no Campeonato FIA da Europa de Ralis em 2014, a Eurosport Events propôs à FIA a criação de uma Taça de Construtores FIA ERC. Essa competição irá substituir o Campeonato da Europa de Ralis para Equipas e far-se-á disputar em todas as 12 etapas da época desportiva de 2014 com os dois carros melhores classificados de cada construtor somando pontos com vista à classificação final. Existirá também uma vertente desta taça para o Grupo de Produção e Duas Rodas Motrizes.

Campeonato FIA da Europa de Ralis – Júnior

Uma outra novidade para 2014 é o FIA ERC Junior Championship que será disputado em sete das doze provas, em ralis de diferentes tipos de piso, com os pilotos a somarem as quatro melhores pontuações obtidas. Os concorrentes deverão ter menos de 25 anos de idades em 1 de janeiro de 2014 e deverão tripular carros do tipo R2.

Serão apenas admitidos concorrentes que tripulem carros de marca elegível pela FIA. Também existirão regras ao nível dos pneus e da utilização de combustível, que será apenas a distribuída na rede comercial comum. Os pilotos do FIA ERC Junior Championship serão considerados também prioritários e partirão para as provas logo a seguir aos concorrentes das quatro rodas motrizes, para facilitar as ações de promoção e captação de imagens.

A taxa de inscriçãoem cada prova, para estes concorrentes, está estabelecida em 1000,00 Eur, independentemente das provas em que participem. O vencedor irá disfrutar da participação no FIA ERC em 2015, em provas a indicar, ao volante de uma viatura R5. Mais prémios e incentivos serão divulgados no seu devido tempo. A Eurosport Events irá divulgar de forma específica esta competição, incluindo espaços televisivos dedicados. Estão também considerados programas de testes para estes concorrentes.

O FIA ERC Junior Championship será disputado neste sete eventos (sujeito a aprovação do Conselho Mundial FIA do Desporto Automóvel):

01: Rally Liepāja (Letónia), Terra/neve, 31 janeiro-2 fevereiro 2014

02: Circuit of Ireland Rally (Reino Unido), Asfalto, 17-19 abril 2014

03: 49.º SATA Rallye Açores (Portugal), Terra, 15-17 maio 2014*

04: Geko Ypres Rally (Bélgica), Asfalto, 19-21 junho 2014

05: Barum Czech Rally Zlín (República Checa), Asfalto, 29-31 agosto 2014

06: Rallye International du Valais (Suiça), Asfalto/terra, 23-25 outubro 2014

07: Giru di Corsica-Tour de Corse (França), Asfalto, 6-8 novembro 2014

*Os concorrentes ao ERC Junior Championship que disputarem o SATA Rallye Açores irão receber passagem marítima para viatura de competição e uma viatura de apoio assim como seis passagens aéreas. Viagens com início em Lisboa.

Medidas adicionais de redução de custos em 2014

No seguimento do sucesso das medidas de redução de custos adotadas no ERC através da limitação do número de pneus por prova a 20 unidades (mais quatro para os Treinos Livres e Qualifying Stage), a proposta do ERC na limitação da utilização de pneus para os concorrentes que tripulam “duas rodas motrizes” foi aceite pela Comissão de Ralis FIA em Genebra.

Em 2014, esses concorrentes estão limitados á utilização, por prova, de 16 pneus (mais quatro para o shakedown). Outra medida de redução de custos aceite foi a obrigatoriedade de utilização do combustível comercial padrão para todos os concorrentes que disputam o ERC, fornecidos por uma única entidade. Para mais, as organizações do SATA Rallye Açores e Rally do Chipre irão providenciar significantes apoios nas deslocações (marítimas e/ou aéreas) aos concorrentes ao ERC que pretendam disputar aquelas provas.

Qualifying stage em cada prova ERC

Em todas as provas da edição de 2014 do Campeonato FIA da Europa de Ralis, os pilotos prioritários FIA e ERC irão percorrer por duas vezes o traçado dos Testes Livres para depois disputarem a Qualifying Stage. Os resultados da Qualifying Stage irão determinar a ordem de partida para a primeira etapa da prova, com o piloto mais rápido a ser o primeiro a escolher a sua ordem de partida numa cerimónia pública de Seleção das Ordens de Partida, seguido do segundo mais rápido e assim sucessivamente, até todos os pilotos FIA e ERC terem efetuado a sua escolha. Só depois da Qualifying Stage, é que os restantes pilotos efetuarão o shakedown.

Títulos em discussão no ERC do próximo ano

Resumindo, estes são os títulos em discussão na edição de 2014 do Campeonato FIA da Europa de Ralis.

FIA European Rally Championship para condutores

FIA European Rally Championship para segundos condutores

Taça FIA ERC de Construtores

Taça FIA ERC de Produção para condutores

Taça FIA ERC de Produção para segundos condutores

Taça FIA ERC de Construtores de Produção

FIA ERC 2WD Championship para condutores

FIA ERC 2WD Championship para segundos condutores

Taça FIA ERC de Construtores – Duas rodas motrizes

FIA ERC Junior Championship para condutores

O Troféu de Senhoras ERC também será disputado em 2014.

Fonte Sata Rali Açores / ERC

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo