Centro

Eduardo Veiga escreve à FPAK

veiga14Fui no passado fim de semana alertado para uma alteração dos regulamentos dos Campeonatos Regionais de Ralis, já após a realização da primeira prova do Campeonato de Ralis Norte, que se traduz na impossibilidade de pontuação para o campeonato absoluto das viaturas de grupo X.

Além de pensar ser pouco ético alterar regras quando os campeonatos já tiveram inicio, questiono-me sobre os verdadeiros fundamentos para que tal mudança fosse operada. Será que algum “grande campeão” que tinha programado ganhar as corridas todas se apercebeu que tal poderia não acontecer e, à cautela e com as influências que possivelmente consegue mover decidiu “aconselhar”o legislador na alteração?

A minha questão prende-se com o facto de os carros de grupo X não poderem pontuar no Nacional, não poderem pontuar nos Regionais…afinal correm num Campeonato em que, à partida estão impedidos de serem campeões!! Será por não terem homologação? Só a titulo de curiosidade, não haverá no Nacional situações idênticas? Qual a homologação do Porsche que apareceu em Guimarães para pontuar no Nacional?

Nada me instiga contra os outros carros, apenas gostaria que as leis fossem (como devem ser por definição) gerais e abstratas. Fica a ideia de que por vezes são feitas com um fito específico. O que pensarão os sponsors quando se aperceberem que apoiam um carro que não pode ser campeão de nada? E o público que vê carros que aprecia, que ganham corridas mas depois não podem ser campeões? Será que esta é uma forma de trazermos carros para as corridas, ou estamos a “forçá-los” a ficar na garagem, ou pior, estamos a fomentar as provas “piratas” ?

Um desabafo de quem gostaria de ver muitos carros à partida das provas mas que se apercebe de que certas leis os mantém na garagem, com beneficio de outros.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Veiga

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo