MundialWRC

Evans, Ogier ou Rovanperä: quem será o próximo Campeão do Mundo?

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

O Rally da Arábia Saudita, que começa na próxima quarta-feira e termina sábado (29 de novembro), não poderia ter melhor estreia no mundial de ralis do que o cenário que se coloca na discussão do título do mundial de pilotos.

Elfyn Evans, Sebastien Ogier e Kalle Rovanperä partem para esta prova, desconhecida para todos, separados com 24 pontos de diferença, sendo que Evans possui uma ligeira vantagem sobre Ogier, e Rovanpera terá que esperar por grandes azares alheios para alcançar mais um título.

Neste que tem sido um ano recorde para a Toyota, que leva 12 vitórias nas 13 rondas disputadas até agora (igualam o melhor registo de sempre alcançado por um construtor numa única época), ter três dos seus pilotos a lutarem pelo título é também motivo de regozijo para o construtor que mais tem dado aos ralis nos últimos anos.

Em busca dos seus primeiros títulos mundiais, Evans e o navegador Scott Martin lideram atualmente a classificação após uma época incrivelmente consistente até ao momento, na qual terminaram todos os ralis dentro do top seis. Isso inclui duas vitórias e outros seis pódios, com quatro segundos lugares consecutivos nas últimas quatro provas.

A apenas três pontos, depois de vencer um duelo apertado com Evans no rali anterior, no Rally do Japão, Ogier tem a oportunidade de alcançar o seu nono título mundial – igualando o recorde – e o primeiro para o seu co-piloto Vincent Landais. Juntos, estiveram no pódio em nove das dez rondas que disputaram este ano, vencendo seis delas.

Também na luta pelo que seria o seu terceiro título mundial estão Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen. Após três vitórias e outros dois pódios esta época, Rovanperä espera ainda conseguir recuperar um atraso de 24 pontos naquele que será o seu último rali no WRC antes de fazer uma mudança histórica para competir em monolugares de circuito, com o apoio da Toyota já no próximo ano.

Elfyn Evans
“Vamos para a Arábia Saudita sabendo que tudo ainda está em aberto no campeonato. O Seb é um adversário muito forte e está a um nível muito elevado, e o Kalle também não pode ser descartado nesta fase. Vai ser difícil, mas vamos dar o nosso melhor, claro. Ninguém sabe realmente o que esperar deste rali. Nenhum dos pilotos o fez antes e muitas das especiais são completamente novas, por isso é basicamente uma folha em branco para todos nós. Temos de chegar lá, focar-nos em fazer o melhor rali possível e ver o que acontece.”

Kalle Rovanperä
“Para nós, o campeonato já não está verdadeiramente nas nossas mãos, mas ainda temos uma hipótese, por isso vamos ver como corre na Arábia Saudita. As especiais parecem bastante difíceis, com muitas pedras em redor, por isso poderá haver uma grande probabilidade de algo acontecer a qualquer piloto. Tudo o que podemos fazer é concentrar-nos em fazer um bom trabalho e conseguir um bom resultado, e depois dependeríamos de um mau resultado dos outros. Seja como for, esperamos fazer um bom último rali para fechar este capítulo de forma positiva.”

Sébastien Ogier
“Foi uma batalha intensa com o Elfyn pela vitória no Rally do Japão e foi bom para nós reduzir a diferença no campeonato antes da ronda final. Tem sido um ano forte, estou satisfeito com a performance que tivemos e desfrutei muito de pilotar o carro. Espero que este rali totalmente novo possa ser um bom e emocionante final de campeonato. Ninguém tem muita experiência sobre como são as especiais, por isso pode haver potencial para muitas surpresas. Pode haver secções duras com muitas pedras, mas espero que as condições sejam justas para todos nós, e que vença o melhor piloto!”

Juha Kankkunen (Diretor Adjunto da Equipa)

“O Rally da Arábia Saudita vai ser muito interessante como ronda final do campeonato. A luta entre o Elfyn e o Seb está muito renhida, e tenho a certeza de que será uma grande batalha. O Kalle também ainda tem hipóteses e, num rali novo como este, tudo pode acontecer. Temos alguma informação do evento do campeonato do Médio Oriente deste ano e, pelo que ouvi, deverá haver uma grande variedade de especiais, com secções semelhantes às estradas da Grécia e outras mais abertas pelo deserto. Também podem surgir muitas novidades às quais a equipa e os pilotos terão de se adaptar durante o rali. O nosso objetivo é dar um carro forte a todos os nossos pilotos, que lhes permita lutar, e veremos qual deles se tornará campeão do mundo.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo