MundialWRC

Finalmente Rovanpera lidera em terra… e em casa

RALI DA FINLÂNDIA 2025

Kalle Rovanperä deu um grande passo em frente esta sexta-feira no Secto Rally da Finlândia, ao liderar pela primeira vez esta temporada uma prova de terra do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC).

O finlandês terminou o primeiro dia do seu rali “em casa” com uma vantagem de 4,9 segundos sobre Thierry Neuville, numa classificação extremamente renhida, com apenas 15,7 segundos a separar os cinco primeiros após quase 115 quilómetros de ação nas rápidas estradas florestais do centro da Finlândia.

Rovanperä, bicampeão do mundo em 2022 e 2023, mas ainda sem vitórias no seu rali natal, tinha enfrentado dificuldades em acompanhar o ritmo dos da frente nas rondas de terra desta temporada. No entanto, aos 24 anos, parece ter encontrado finalmente a confiança neste nono evento do campeonato, assumindo a liderança após a segunda especial e registando o tempo mais rápido em quatro das nove classificativas do dia.

Apesar do ritmo forte, Rovanperä reconheceu que a jornada foi tudo menos confortável ao volante do seu Toyota GR Yaris Rally1, sobretudo na segunda passagem da tarde por troços já bastante marcados e com chuva intermitente a complicar ainda mais a condução.

“A afinação que temos não funciona nos sulcos, foi assustador”, confessou aos jornalistas após a especial 7. “O carro andava por todo o lado. Em termos de tempo funcionou, mas por pouco não saí de estrada.”

Ao fazer um balanço do dia, acrescentou: “Foi um bom dia, mas nada fácil. Não estou propriamente na minha zona de conforto neste momento, mas estamos a atacar forte. Vamos ver se conseguimos melhorar as sensações para amanhã.”

Neuville garantiu o segundo lugar apesar de admitir que os troços não eram do seu agrado. “Tudo a fundo e a correr riscos – nada do que gosto”, afirmou o belga, que chegou a ser terceiro durante a manhã, antes de cair para quinto atrás de Adrien Fourmaux, Takamoto Katsuta e Sami Pajari antes da assistência intermédia.

Uma série de tempos entre os três melhores – mesmo com o para-brisas rachado – permitiu ao piloto da Hyundai recuperar até ao segundo posto no final do dia. O seu colega de equipa, Fourmaux, está apenas 2,8 segundos atrás, depois de uma prestação consistente que incluiu uma vitória ex aequo com Rovanperä na SS8.

Katsuta segue logo atrás, a apenas quatro décimos de segundo, e celebrou a sua 50.ª vitória em classificativas no WRC durante o dia. Conseguiu manter-se à frente do seu colega de equipa na Toyota, Pajari, que foi o mais rápido em duas especiais, com uma vantagem de 7,6 segundos. Sébastien Ogier encerra o top seis, apenas 1,9 segundos mais atrás.

Vencedor da prova no ano passado, Ogier sentiu-se algo prejudicado pelo estado da estrada devido à sua posição de partida (terceiro na ordem). Um ligeiro calar do motor em Saarikas 2 fez o oito vezes campeão perder segundos preciosos, embora tenha notado uma melhoria nos níveis de aderência na segunda passagem pelos troços.

Condições semelhantes afetaram Elfyn Evans, também da Toyota, que terminou a 8,4 segundos de Ogier, em sétimo lugar. Evans perdeu a liderança do campeonato para Ott Tänak na ronda anterior, mas teve um dia mais positivo que o seu rival direto. Tänak caiu para o décimo lugar da geral depois de embater numa árvore na SS7, ficando com danos que o limitaram nas três especiais seguintes.

Os pilotos da M-Sport Ford ocuparam os oitavo, nono e 11.º lugares, com Mārtinš Sesks a liderar a luta interna da equipa à frente de Josh McErlean e Grégoire Munster.

O sábado será o dia mais longo do rali, com duas passagens pelas classificativas de Parkkala, Västila, Päijäla e Leustu, num total de mais de 140 quilómetros cronometrados.

VENCEDORES DE TROÇOS
Ott Tänak (1); Sami Paraji (2); Kalle Rovanpera (3); Takamoto Katsuta (1), Adrien Fourmaux (2); Thierry Neuville (1)

LIDERANÇA SUCESSIVA
Ott Tänak (Pec 1); Kalle Rovanpera (Pec 2); Takamoto Katsuta (Pec 2); Kalle Rovenpera (Pec 3 a 10)

CLASSIFICAÇÃO 1º DIA
1º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 56m31.6s
2º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +4.9s
3º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +7.7s
4º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +8.1s
5º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +15.7s
6º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +17.6s
7º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +26.0s
8º Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1) +40.5s
9º Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +1m06.0s
10º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +1m07.2s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo