MundialWRC

Mestre Ogier alcança mestre Loeb

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

Sébastien Ogier alcançou em 2025 o seu nono título de Campeão do Mundo de Ralis, sendo o primeiro para o seu navegador Vincent Landais. Numa época “semi parcial” Ogier foi de longe o melhor, mais rápido e que mais vitórias obteve, alcançando mais um título inteiramente merecido, para alguém que gosta muito de ralis e que quer continuar a fazer ralis.

Porém, neste derradeiro dia não faltou emoção, drama e espetáculo (isto acontece sempre no mundial de ralis), pois dois furos e problemas técnicos no Ford Puma de Mārtiņš Sesks atiram lugares muito recuados da classificação (viria depois a desistir), perdendo assim uma oportunidade de ouro para si e para a Ford. Certo é que o Puma mostrou-se bem competitivo nas mãos de Mārtiņš Sesks e esta prova bem lhe poderá ter confirmado a presença em todo o mundial de ralis de 2026 na Ford… a não ser que vá para a Hyundai!!!

Neste último dia, destaque ainda para o furo no Toyota de Rovanpera e a cambalhota de Katsuta, que permitiram que Ogier saltasse para o 3º lugar da geral, atrás de um triste Fourmaux, que não fosse a penalização de um minuto estaria a discutir a vitória… que também merecia. Também beneficiário de tantos azares alheios, mas com uma prova inteligente, Thierry Neuvile foi quem mais capitalizou tudo aquilo que se foi passando nesta prova, conseguindo in-xtremis vencer uma prova do Mundial de Ralis em 2026 depois de ter sido o campeão de 2025. Nada mau o encerramento da temporada para a Hyundai, com uma dobradinha numa prova duríssima.

Quanto ao “resignado” Elfyn Evans, que também merecia muito o título de Campeão, só pode mesmo queixar-se de si próprio e de não ser tão rápido como Sébastien Ogier. Este Rali da Arábia Saudita não veio na melhor altura para Evans (uma prova nova e em terra era tudo o que Evans não queria), mas fica mais um vice-campeonato na sua vitrine.

Quanto ao Rali da Arábia Saudita, ainda bem que entrou no mundial de ralis. Mesmo aparentemente sem público, foi a melhor prova de 2025, a mais disputada e a mais incerta quando ao vencedor (da prova e do título), para além de ser verdadeiramente espetacular. Que venham mais provas destas no futuro do Mundial de Ralis.

VENCEDORES DE TROÇOS

Mārtiņš Sesks (4); OTT Tänak (5); Sami Pajari (2); Sébastien Ogier (2); Adrien Fourmaux (2); Kalle Rovanpera (1); Elfyn Evans (1)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Sébastien Ogier (Pec 1); Mārtiņš Sesks (Pec 2 a 5); Sami Pajari (Pec 6); Adrien Fourmaux (Pec 7 e 12); Mārtiņš Sesks (Pec 13 e 14); Thierry Neuville (Pec 15 a 17)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo