MundialWRC

Neuville, Fourmaux, Sordo, Lappi e Padon na Hyundai em 2026

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

A Hyundai Shell Mobis World Rally Team confirma cinco duplas para a temporada de 2026 do FIA WRC, que irão conduzir as três unidades do Hyundai i20 N Rally1, com o objetivo de conquistar o título de construtores.

A Hyundai Motorsport anunciou a sua formação completa para o FIA World Rally Championship de 2026, contando com a experiência de cinco duplas talentosas e competitivas.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe e Adrien Fourmaux/Alexandre Coria irão disputar todas as rondas da época, que começa em janeiro com o Rallye Monte-Carlo e termina em novembro com o Rally da Arábia Saudita.

A juntar-se a eles no terceiro Hyundai i20 N Rally1 estarão pilotos já bem conhecidos da Hyundai Motorsport: Dani Sordo/Cándido Carrera, Esapekka Lappi/Enni Mälkönen e Hayden Paddon/John Kennard.

Sordo e Carrera realizaram uma época sólida no campeonato nacional português com o Hyundai i20 N Rally2, conquistando o título num final renhido em outubro. A dupla espanhola somou nove pódios no FIA WRC desde que começou a competir junta em 2021, incluindo dois “tripletes” para a Hyundai Motorsport no Rali da Acrópole em 2023 e 2024. Sordo e Carrera iniciarão a sua campanha de 2026 no Rally Islas Canarias.

Lappi procurará acrescentar mais pódios aos cinco já alcançados com a equipa, iniciando um novo capítulo ao volante do Hyundai i20 N Rally1 com a campeã de co-pilotos do WRC2 de 2024, Enni Mälkönen. Apesar de a dupla finlandesa ter começado a competir junta apenas no Arctic Lapland Rally, em janeiro, rapidamente alcançou o sucesso, vencendo o Campeonato da Finlândia. Tal como a estreia da dupla, o seu primeiro rali no WRC também será na neve: o Rally da Suécia, em fevereiro – palco da tão aguardada segunda vitória de Lappi no WRC, em 2024.

Paddon e Kennard também estão de regresso, depois de terem competido pela última vez com a equipa em 2018 e 2017, respetivamente. No entanto, a dupla neozelandesa continuou a representar a marca Hyundai nos troços, vencendo vários campeonatos de ralis da Nova Zelândia, conquistando títulos consecutivos no Campeonato Europeu de Ralis em 2023 e 2024, bem como o título do Campeonato Australiano de Ralis este ano. Durante o seu período na Hyundai Motorsport, garantiram uma espetacular vitória no Rali da Argentina em 2016 e três pódios adicionais na Polónia (2016), Suécia (2016) e Sardenha (2015). Paddon somou ainda quatro pódios com o co-piloto Seb Marshall. A estreia da dupla em 2026 será no Rallye Monte-Carlo, em janeiro.

Andrew Wheatley, Diretor Desportivo de WRC da Hyundai Motorsport, afirmou:

“Estamos muito satisfeitos por confirmar a nossa formação para a temporada de 2026 do FIA WRC, na qual Thierry e Adrien competirão em todas as provas, acompanhados por três duplas muito experientes e competitivas a partilhar a nossa terceira inscrição. Trazer Dani, EP e Hayden permite-nos recorrer às suas forças individuais para apoiar as nossas ambições no título de construtores no próximo ano. Tivemos uma decisão difícil a tomar – optar pela experiência e consistência, ou apostar numa jovem promessa. Contudo, estando nós no último ano dos regulamentos técnicos dos Rally1, acreditamos que o caminho certo é contar com pilotos que já conhecem o carro e a equipa.”

Thierry Neuville afirmou:

“Estou muito feliz por continuar a minha aventura com a Hyundai Motorsport em 2026. A equipa tornou-se uma família para mim ao longo das últimas 12 temporadas – cresci muito como piloto graças a tantos momentos bons, mas também desafios, que enfrentámos juntos. Apesar de 2025 ter sido um ano extremamente difícil para nós, construímos algo muito forte e estou pronto para lutar pela equipa em 2026 para voltar ao lugar onde pertencemos nos troços. Espero que consigamos levar o impulso do Rally da Arábia Saudita para o próximo ano e alcançar bons resultados ao longo da época.”

Adrien Fourmaux disse:

“Estou muito contente por regressar à Hyundai Shell Mobis World Rally Team para a temporada de 2026 do FIA WRC. Tivemos um primeiro ano muito forte, com muitas aprendizagens e progresso ao longo da época. Agora, o nosso objetivo é construir sobre essa base em 2026 e colocar-nos na luta pelos títulos. Será mais uma temporada muito competitiva, e toda a equipa, assim como eu, estamos muito motivados – acreditamos que podemos dar mais um passo em frente em 2026, e estou entusiasmado para ver o que o ano nos reserva.”

Dani Sordo disse:

“Depois de um ano a disputar o Campeonato de Ralis de Portugal, estou muito contente por regressar ao Hyundai i20 N Rally1 em 2026. O Cándido e eu tivemos uma excelente época com o Hyundai i20 N Rally2, culminando no título português, o que foi uma conquista fantástica para nós. Estamos ansiosos por transportar este bom momento para o próximo ano e estou confiante de que seremos competitivos. Estou entusiasmado por trabalhar novamente com a equipa e por apoiar o Thierry e o Adrien na luta pelo campeonato.”

Esapekka Lappi afirmou:

“É uma honra regressar à Hyundai Motorsport para a temporada de 2026 do FIA WRC. Pensei que a minha carreira no WRC tinha terminado, mas após diversas conversas percebi que esta era uma excelente oportunidade. Continuei a competir no campeonato finlandês, o que foi muito divertido, mas a chamada do Cyril surpreendeu-me e trouxe-me de volta. Estou tão entusiasmado como um miúdo por voltar ao volante do Rally1, desta vez com a Enni – o que é também uma oportunidade fantástica para ela. A minha vitória no Rally da Suécia em 2024 é uma grande motivação para os nossos objetivos em 2026, e mal posso esperar para começar!”

Hayden Paddon disse:

“Estou muito entusiasmado por regressar à Hyundai Motorsport, oito anos depois do nosso último rali juntos no FIA WRC. A Hyundai é uma marca da qual tenho muito orgulho e à qual sou leal há 12 anos, e poder agora entrar num carro Rally1 é extremamente excitante. As nossas expectativas são claras: fazer o melhor trabalho possível para apoiar a Hyundai, o Thierry e o Adrien nos respetivos campeonatos, garantindo que estamos a recolher o máximo de pontos para construtores no final de cada fim de semana. Sinto que sou um piloto muito diferente comparado com há oito anos, e a experiência que adquiri em vários campeonatos pelo mundo coloca-me numa excelente posição para aplicar esse conhecimento.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo