ERCMundial

Europeu prossegue na Suécia

CAMPEONATO DA EUROPA DE RALIS

O FIA European Rally Championship muda para os pisos de terra e sobe ainda mais de ritmo esta semana, na Suécia, com a quarta edição do BAUHAUS Royal Rally of Scandinavia.

Verdadeira montanha-russa de alta velocidade do automobilismo, o BAUHAUS Royal Rally of Scandinavia, disputado em Karlstad entre 22 e 24 de maio, exige um enorme compromisso ao volante e apresenta também uma lista de inscritos de grande dimensão.

Um recorde de 60 equipas registou-se para lutar por pontos nas categorias ERC1, ERC3, ERC4 e Junior ERC, reforçando ainda mais a popularidade do campeonato.

Teemu Suninen, três vezes pódio no FIA World Rally Championship, lidera a lista de inscritos enquanto se prepara para competir em estradas que apenas conheceu em pleno inverno, quando o Rally da Suécia estava sediado na região de Värmland.

“Da neve ao verão, as estradas mudam completamente, por isso não há hipótese de aproveitar o conhecimento anterior”, afirmou o finlandês equipado com pneus Pirelli. “A luta no ERC é muito equilibrada, mas isso entusiasma-me e é por isso que estou aqui: para perceber o nível dos pilotos locais e também o nível que temos de atingir para estar ao lado deles.”

Suninen trocará o Toyota GR Yaris Rally2, com o qual venceu recentemente o WRC2 no Rally de Portugal, pelo Škoda Fabia RS Rally2 que utilizou para terminar em quarto lugar no 43.º Rally Sierra Morena – Córdoba Património Mundial, prova que marcou o seu regresso ao ERC após 11 anos de ausência.

“São ambos carros de topo, mas comportam-se de forma diferente: pedal de travão, acelerador, resposta da direção, tudo é muito diferente”, explicou o piloto de 32 anos da The Racing Factory. “Gostava de vencer, claro, mas acredito que existem sete possíveis vencedores, ou talvez mais. Isso torna tudo muito emocionante, mas vou ter de elevar ainda mais o nível porque a luta será muito intensa.”

Entre os pilotos que pretendem discutir a vitória com Suninen na Suécia estão Miko Marczyk, atual campeão do ERC, Mārtiņš Sesks, vencedor de especiais no WRC, o sueco Isak Reiersen, terceiro classificado nesta prova na época passada, e Andrea Mabellini. Entre os principais candidatos destacam-se ainda Eyvind Brynildsen, vencedor da edição de 2025, e o sueco Calle Carlberg, campeão do Junior ERC em 2025.

Dos 60 pilotos prioritários do ERC presentes este fim de semana, 29 competirão com carros Rally2 na categoria FIA ERC1, 13 com Rally3 na FIA ERC3, 17 com Rally4 na FIA ERC4 — incluindo 16 inscritos no FIA Junior ERC Championship, fornecido pela Hankook e que arranca precisamente na Suécia — além de um único concorrente Rally5 na divisão de tração dianteira.

Dez concorrentes da ERC3 estão inscritos no ERC Fiesta Rally3 Trophy, enquanto a lista de inscritos reúne pilotos de 24 nacionalidades diferentes.

Mais informações neste link.

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo