Pita faz balanço da temporada
A temporada de 2013 de Renato Pita chegou ao fim e o piloto fez um balaço positivo, “apesar de alguns problemas ao longo do percurso”, em cerimónia realizada, ontem, no auditório da Casa do Alto, na Maia. Os objectivos de aprendizagem na estreia além-fronteiras foram cumpridos e estão reunidas as condições para que, em 2014 e como prometido desde o início, o piloto BP Portugal possa lutar pelos melhores lugares da 2WD Cup em que corre o Peugeot 208 R2 no Campeonato da Europa de Ralis (ERC).
Renato Pita prometeu trabalho e dedicação, afinal, aquilo a que habituou os patrocinadores desde o primeiro momento, e cumpriu. Foi o único representante português no ERC e deixou uma nota de profissionalismo que honra o País e todos aqueles envolvidos no programa. A excelente imagem deixada não foi indiferente a ninguém, muito menos à Peugeot Sport e à Peugeot Portugal, cujo apoio ao projecto é cada vez maior.
Houve alguns problemas de juventude com o competitivo Peugeot 208 R2, que condi-cionaram em parte melhores resultados, mas o grande objectivo para este ano que está a chegar ao fim, o de criar as bases para que, em 2014, da aposta na aprendizagem se passe para o alcançar de bons resultados, foi amplamente atingido.
Foi sobre isso mesmo que Renato Pita quis falar neste frio mas soalheiro fim de tarde de sábado, perante amigos, patrocinadores e jornalistas, fazendo um balanço de 2013 e lançando a época de 2014. Com apresentação da simpática Joana Teles, juntaram-se a Renato Pita o navegador, Marco Macedo, Manuel Barros, Director do Instituto Por-tuguês do Desporto e Juventude (IPDJ), Paulo Cunha, General Manager do Concessionário Gamobar, em representação da Peugeot Portugal, e Hernâni Ribeiro, Vereador do Pelouro Juventude e do Desporto da Câmara Municipal da Maia.
“A aposta reforçada da BP Portugal e o crescente apoio da Peugeot são razões suficientes para que eu considere a aposta deste ano ganha”, começa por dizer Renato Pita. “Mas há coisas que superaram as minhas expectativas e não consigo, por exemplo, transmitir o orgulho que senti ao ver as bandeiras portuguesas agitadas à minha passagem pelos troços da Córsega”, conta ainda o português.
A validade deste projecto é também reconhecida pela Câmara Municipal da Maia, que reforça, em 2014, o apoio já dado este ano, “pelo projecto de grande valor, que vai muito para além das provas”, como reconhece Hernâni Ribeiro. “Até hoje, o apoio da Câmara da Maia foi muito pontual, mas no futuro vamos estreitar a ligação, contri-buindo a dois níveis para o projecto: por um lado, através da Etapa Segura, investin-do na educação; por outro, aproveitando o circuito do ERC para divulgar a Maia Ci-dade Europeia do Desporto 2014”, revela ainda o Vereador.
Outro dos reconhecimentos públicos ao bom trabalho desportivo e social de Renato Pita é o facto de ter sido recentemente nomeado Embaixador para a Ética no Desporto do Plano Nacional de Ética no Desporto da Secretaria de Estado do Desporto e Juven-tude, juntando-se a nomes como Aurora Cunha ou Carlos Lopes, num grupo de despor-tistas a que se vai juntar brevemente Rui Costa, por exemplo. “A Ética no Desporto pretende difundir os valores da promoção do desporto saudável, pelo que queremos estes desportistas de nome ligados ao programa, para darem o exemplo à juventude. E o Renato tem dado um exemplo muito importante, também com a sua Etapa Segu-ra, com um trabalho voluntário”, realça Manuel Barros.
“O desporto é cada vez mais uma actividade que faz parte do processo educativo de cada cidadão. E, para além do Estado, a sua sustentabilidade parte também do cida-dão. O Renato faz isso, muitas vezes no anonimato. O seu fair-play, humildade e des-portivismo levaram a que o Dr. Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, lhe tenha dado este título”, enaltece ainda o Director do IPDJ.
E também a Peugeot Portugal reconhece a crescente importância do projecto de Rena-to Pita, “reforçada com a ligação adicional ao Embaixador da Juventude”, como sali-enta Paulo Cunha. “O Dr. Nuno Marques (Director de Marketing da Peugeot Portugal) pediu-me para elogiar publicamente o Renato, porque a Peugeot está muito satisfeita também com o aspecto social do programa. É um projecto muito original, a que nos juntámos por ele ter elegido o Peugeot 208 R2 para a campanha no ERC, e estamos disponíveis para dar todo o apoio. Logístico, da Gamobar e institucional, da Peugeot Portugal”, assegura o General Manager da Gamobar.
Outro importante apoio ao projecto de Renato Pita vem da Global Marketing Network, uma organização que publica uma revista líder na área do marketing, distribuída a 110 mil marketeers em todo o mundo, cujo CEO, Darrel Kofkin, fez questão de se deslocar a Portugal exclusivamente para estar presente nesta acção. “Apoiamos o Renato, por-que a criatividade do seu projecto nos inspirou. E estamos encantados por lhe dar-mos este apoio. Para além disso, já tive o prazer de fazer um co-drive com ele e foi tudo o que eu esperava e muito mais”, relata Kofkin com entusiasmo.
“É preciso dormir muito pouco, pensar no projecto desde que acordo até me deitar e ainda sonhar com ele”, diz Renato Pita a concluir e em jeito de síntese. Ou, como disse Fernando Pessoa, “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.
Comunicado Renato Pita Motorsport Eventos