Ogier com percurso semelhante a Loeb
Sébastien Ogier acaba de conquistar o seu segundo título mundial consecutivo no WRC.
Um piloto com um percurso impressionante no mundo dos ralis, nomeadamente desde que passou a integrar a equipa da Volkswagen Motorsport.
Ogier nasceu na cidade francesa de Gap no dia 17 de Dezembro de 1983 (30 anos). Reside em St. Gallen, na Suíça. Um desportista versátil, Ogier era monitor de esqui e jogador profissional de petanca antes de iniciar a sua carreira como piloto de ralis aos 22 anos de idade. Um breve resumo de um historial de sucesso.
O percurso de Ogier para o sucesso é parecido com o nove vezes Campeão do Mundo, Sébastien Loeb. Ambos ganharam os campeonatos mundiais juniores de duas rodas motrizes com o Citroën Super 1600 antes de estrearem com a marca francesa na categoria máxima dos ralis.
Após vencer a Peugeot 206 Cup em 2007, estreou-se no ano seguinte no Campeonato Mundial de Ralis Júnior da FIA, onde terminou como campeão, mesmo não disputando uma jornada do mundial, após conseguir três vitórias e um segundo lugar. No mesmo ano faz a sua estreia na categoria principal no Rali do México, marcando o seu único ponto, após terminar no oitavo lugar.
No mundial seguinte, integra a equipa satélite da Citroën – a Citroën Junior Team – tendo conquistado o seu primeiro pódio, um segundo lugar no Rali da Acrópole. No final do campeonato, terminou na oitava posição, com 24 pontos.
Na terceira temporada no campeonato em 2010, conseguiria a sua primeira vitória no WRC, no Rali de Portugal. Ainda conquistaria mais uma vitória, no Rali do Japão. Já na temporada seguinte, de 2011, assegurava mais duas vitórias consecutivas. Ano em que aconteceu um grande desentendimento com Loeb, o seu companheiro de equipa. Apesar de ocupar uma posição separada por poucos segundos, Ogier não acatou a ordem para não “atacar” Loeb no Rali da Alemanha, contrariando tal decisão e venceu o rali, o que o regalou para um papel secundário no seio da equipa francesa.
Depois de ter decidido abandonar a Citroën e aceitar, em 2012, o convite da Volkswagen Motorsport, Ogier começou a retirar frutos desta aliança na temporada seguinte. Em 2012 não competiu ao máximo nível, mas sim dedicou-se na ajuda ao desenvolvimento do Volkswagen Polo R WRC, o qual fez a sua estreia oficial no Rali de Monte Carlo de 2013.
Ogier conquistou o título de Campeão do Mundo de Ralis em 2013, depois de ter vencido nove provas e ter ultrapassado todas as expectativas da equipa alemã. E, esta temporada, acaba de revalidar o título no Rali de Espanha, depois de uma intensa luta prova após prova com o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.
Julien Ingrassia é o seu co-piloto desde 2006. Ingrassia nasceu em 26 de novembro de 1979 (34 anos) na cidade francesa de Aix-en-Provence. Vive em Genebra, na Suíça.
2014
CAMPEÃO DO MUNDO no WRC (Volkswagen Polo R WRC); 7 vitórias (Monte Carlo, México, Portugal, Itália, Polónia, Austrália e Espanha); Pódios na Argentina e Finlândia
2013
CAMPEÃO DO MUNDO no WRC (Volkswagen Polo R WRC); 9 vitórias (Suécia, México, Portugal, Itália, Finlândia, Austrália, França, Espanha e Inglaterra); Pódios em Monte Carlo e Argentina;
Estabelece um novo recorde no lendário troço de Ouninpohja: 15m 08,9s
2012
10° lugar no Campeonato do Mundo de Ralis WRC (Škoda);
10 vitórias na Categoria S2000 com o Fabia S2000 em 12 presenças; terminou no top 10 em 7 ralis; melhor resultado: 5° lugar da geral em Itália; Corrida dos Campeões: na Taça das Nações em parceria com Romain Grosjean, quartos de final da prova individual
2011
3° lugar no Campeonato do Mundo de Ralis WRC (Citroën DS3 WRC); 5 vitórias (França, Alemanha, Acrópole, Jordânia e Portugal; Pódios na Argentina e Finlândia; recorde na menor diferença entre dois pilotos: 0,2s em relação a Latvala (Jordânia)
2010
4° lugar no Campeonato do Mundo de Ralis WRC (Citroën C4 WRC); 2 vitórias (Portugal e Japão); Pódios na Nova Zelândia, Finlândia, México e Alemanha
2009
8° lugar no Campeonato do Mundo de Ralis WRC (Citroën C4 WRC); Primeiro pódio no WRC com 2° lugar na Grécia; Vencedor do Rali de Monte Carlos, prova extra-campeonato (Peugeot 207 S2000)
2008
CAMPEÃO DO MUNDO no Campeonato Júnior de Ralis FIA, 3 vitórias.
Na sua estreia no WRC liderou o Rali de Inglaterra. Membro da Equipa Francesa de Ralis da FFSA
2007
Campeão de França na Peugeot 206 Cup
Ralis disputados: 73 • Títulos Mundiais: 2 (2013 e 2014) • Vitórias: 23 (16 com o Polo R WRC) • Pódios: 34 • Vitórias em troços: 308 • Total de pontos: 774
Primeiro rali no Mundial WRC: Rali do México (2008)
Primeira vitória WRC: Rali de Portugal (2010)
Última vitória WRC: Rali de Espanha (2014)