CPRNacional

Sordo comanda em animada luta ibérica

Rali da Água - Transibérico - Eurocidade Chaves / Verín 2025 (DIA 1)

O primeiro dia do Rali da Água – Transibérico Eurocidade Chaves-Verín acabou por ter uma animação adicional, que se atribui, por um lado, aos problemas no Toyota de Kris Meeke, mas por outro, a um inesperado equilíbrio de forças na luta pelo primeiro, onde se destaca Dani Sordo no Hyundai.

Troços rápidos, sujos e espetaculares, foram o mote do primeiro dia do Rali da Água – Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, prova que andou a deambular entre Espanha e Portugal, acentuando dessa forma o que se passou também em termos desportivos.

Na primeira especial apareceu um surpreendente Ricardo Teodósio, que levou o seu Toyota GR Yaris Rally2 ao primeiro lugar. Logo desde a fase inicial desse mesmo troço, Kris Meeke, que tinha arrasado tudo e todos no Shakedown, teve problemas de falta de potência no motor no seu Yaris, perdendo logo muito tempo, que se acumulou ainda mais ao longo de todo o dia.

O equilíbrio de andamentos verificado no primeiro troço, começou a ser desfeito logo na especial seguinte. Sordo venceu com 6,2s de diferença para Armindo Araújo, passando ambos para os dois primeiros lugares do rali, assumindo Rúben Rodrigues o terceiro lugar da geral, enquanto Teodósio perdia muito tempo e descia ao 4º lugar.

Na terceira especial Sordo voltou a ganhar (2 a 1 neste particular este Espanha e Portugal), com Armindo Araújo de novo em segundo lugar, pelo que estes dois pilotos ficam assim separados por 10,1s no final do dia, com vantagem para o Espanhol.

Na derradeira especial, Teodósio voltou a recuperar uma posição no pódio, subindo ao terceiro lugar, mesmo com alguns exageros, ficando mesmo assim a 19,5s de Dani Sordo, enquanto Rúben Rodrigues desceu ao quarto lugar, mas está a apenas 0,6s do algarvio, o que prevê animação pelo 3º lugar para o segundo dia.

Na quinta posição está José Pedro Fontes, com o piloto da Citroen a ter dificuldades de entrar no ritmo competitivo da prova, mas mesmo assim, está ainda a tempo de poder lutar pelo pódio, já que a sua diferença para Teodósio é pouco superior a 6s.

Nota positiva para João Barros, a estrear-se ao volante de um Skoda Fabis RS Rally2, com uma prestação ao nível de José Pedro Fontes, superando Hugo Lopes, Pedro Meireles e Diogo Marujo.

Quanto ao Meeke, caiu para o 10º lugar, a 1m20,3s de Sordo, ficando agora a expetativa de quanto tempo poderá recuperar no segundo dia, caso o motor do Yaris tenha o seu problema de motor resolvido.

Nas duas rodas motrizes, exibição de luxo de Rafeal Rego, que tem uma vantagem de 29,1s (!!!), sobre Anton Kurzan. Porém, na luta pelo segundo lugar aparecem Anton Kurzan, Danny Carreira, Guilherme Meireles, Pedro Silva, Henrique Moniz e Gil Antunes, separados por apenas 9,7s, o que promete uma grande luta na segunda etapa.

Também com uma exibição à parte da concorrência, Pedro Câmara Jr domina a FPAK Junior Team, o mesmo sucedendo com João Rodrigues no Clio Trophy e de Adruzilo Lopes no Promo.

VENCEDORES DE TROÇOS
Dani Sordo (2); Ricardo Teodósio (2)

COMANDANTES SUCESSIVOS
Ricardo Teodósio (Pec 1), Dani Sordo (Pec 2 e 3)

CLASSIFICAÇÃO DIA 1
1º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally2), 17m59.1s
2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 10.1s
3º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2), a 19.5
4º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 20.1
5º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 25.6
6º, João Barros/Jorge Henriques (Skoda Fabia RS Rally2), a 26.3
7º, Hugo Lopes/Magda Oliveira (Hyundai i20 N Rally2), a 38.1
8º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 41.1
9º, Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5 Evo), a 1m00.2s
10º, Kris Meelke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), a 1.20.3

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo