WRC

Junior WRC arranca em Portugal

junirowrc14Desde a sua estreia no Campeonato do Mundo de Ralis que a Citroën Racing busca jovens talentos na disciplina.

Um exemplo é o do ano de 2001, em que a Marca esteve envolvida na eclosão de Sébastien Loeb, Campeão do Mundo Júnior ao volante de um Citroën Saxo Super 1600.

Ano após ano, a Citroën tem permitido que vários pilotos aprendam as suas lições nas estradas do WRC. Dani Solà (2002), Dani Sordo (2005), Sébastien Ogier (2008) e Martin Prokop (2009) conquistaram, todos eles, os seus títulos na categoria Junior com a Citroën.

Tornando-se numa fórmula monomarca desde 2011, o WRC Junior entra hoje numa nova era com a Citroën Racing. Aberta a pilotos com menos de 28 anos, inscritos em Citroën DS3 R3, o campeonato compõe-se de um calendário de seis provas, com arranque no Rali de Portugal.

São 14 as equipas inscritas, entre elas algumas formações que poderão tirar partido do conhecimento que já têm do Citroën DS3 R3, utilizado nos vários troféus nacionais ou mesmo na categoria WRC3. Os franceses Quentin Giordano e Sylvain Michel, o alemão Christian Riedemann, o australiano Molly Taylor, o suiço Federico Della Casa, o britânico Alastair Fisher, o checo Jan Cerny ou o italiano Simone Campedelli já demonstraram as suas capacidades com o modelo referência entre os carros de ralis de duas rodas motrizes.

A experiência obtida em uma ou mais rondas do Campeonato do Mundo de Ralis será, também, uma mais-valia para o italiano Simone Tempestini, o polaco Aron Domzala, o checo Martin Koci e o francês Stéphane Lefebvre.

Esta primeira prova disputada entre Lisboa e Faro vai dar uma oportunidade para os especialistas em pisos de terrde fazerem um bom arranque de temporada. Todos eles podem, também, marcar pontos para o Campeonato WRC3.

Para além dos títulos de Pilotos e Navegadores e do Troféu das Nações a serem entregues no final da temporada, aquele que se sagrar vencedor do WRC Junior assegurará o volante de um Citroën DS3 R5 para participar em seis provas do WRC2 de 2015. Seguirá os passos de Sébastien Chardonnet, vencedor do Citroën Top Driver de 2013, a quem foi dada uma dotação semelhante para a presente temporada.

AS 14 FORMAÇÕES INSCRITAS
Nº 52 – Simone Tempestini (Itália) / Dorin Pulpea (Roménia) – Equipa: Napoca Rally Team
Nº 53 – Aron Domzala (Polónia) / Zawada Przemyslaw (Polónia) – Equipa: Créative Rally Solution
Nº 54 – Christian Riedemann (Alemanha) / Lara Vanneste (Bélgica) – Equipa: MY Racing
Nº 55 – Quentin Giordano (França) / Guillaume Duval (França) – Equipa: PH Sport
Nº 56 – Martin Koci (Rep. Checa) / Lukas Kostka (Eslováquia) – Equipa: Gekon Racing
Nº 57 – Stéphane Lefebvre (França) / Thomas Dubois (França) – Equipa: PH Sport
Nº 58 – Molly Taylor (Austrália) / Coral Taylor (Austrália) – Equipa: D Max Rally Team
Nº 59 – Panikos Polykarpou (Chipre) / Gerald Winter (Áustria) – Equipa: Team Jaga
Nº 60 – Sylvain Michel (França) / Gwenola Marie (França) – Equipa: Accro Race
Nº 61 – Federico Della Casa (Suíça) / Domenico Pozzi (Itália) – Equipa: D Max Rally Team
Nº 62 – Alastair Fisher (Inglaterra) / Gordon Noble (Inglaterra) – Equipa: DGM
Nº 63 – Kornel Lukacs (Hungria) / Mark Mesterhazi (Hungria) – Equipa: Wurmbrandt Racing
Nº 64 – Jan Cerny (Rep. Checa) / Pavel Kohout (Rep. Checa) – Equipa: Cerny Auto SRL
Nº 65 – Simone Campedelli (Itália) / Danilo Fappani (Itália) – Equipa: Procar

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo