Lança vence e lidera Challenge
O challenge Citroen Saxo by ACB Racing atingiu a metade do seu calendário desportivo com a visita à ilha Graciosa onde se correu o 6º rali daquela pequena mas bonita ilha do arquipélago dos Açores.
Com a classificação geral à entrada para a 3ª prova do Challenge a apresentar duas equipas empatadas na liderança da competição e com os andamentos apresentados pelos pilotos nas anteriores provas a darem nota que há, pelo menos, quatro equipas que podem lutar pelas vitórias, esta prometia ser, mais uma vez, a frente competitiva mais animada de todo o rali.
Lisuarte Mendonça e Miguel de Sousa Azevedo foram os mais rápidos na super especial de abertura, disputada em Santa Cruz da Graciosa. Os irmãos Fábio e Tiago Valadão, acompanhados, respetivamente, por Bruno Narciso e Wilson Mendes seguiam de muito perto os primeiros classificados, enquanto o outro candidato, Pedro Lança, navegado por Paulo Marques, fazia um tête e perdia 7,9s e era mesmo o 5º atrás de Bruno e André Silva. Francisco Costa e Ricardo Silva ocupavam a 6ª posição. Azar tiveram Daniela Rodrigues e Laura Natividade que partiram uma transmissão. O estatuto de super especial da primeira prova especial de classificação permitiu à dupla vinda do norte do país poder continuar depois de, na assistência, verem resolvido o problema, embora lhes tenha sido atribuído o último tempo da geral a 2:24,1 dos primeiros.
Se Daniela Rodrigues conseguiu voltar, o mesmo não sucedeu a Bruno Silva que apesar de ter concluído a super especial já não foi para a estrada na manhã de sábado com problemas na caixa de velocidades. Outro dos azarados foi Lisuarte Mendonça que depois do brilharete inicial acabou a sua participação com o motor partido em Portela Luz 2, a 5ª prova especial de classificação.
A manhã de sábado surgiu com nevoeiro e alguma chuva a dificultar a vida aos pilotos e a complicar as escolhas de pneus. Pedro Lança foi quem melhor soube reagir e apenas numa classificativa recuperou todo o tempo perdido, assumindo a liderança do Challenge Citroen Saxo by ACB Racing para não mais a largar. O piloto de Sines conseguiu mesmo um 2º lugar da geral, intrometendo-se entre os 4 rodas motrizes, dando bem nota dos andamentos que se registam no Challenge. Tiago Valadão começou a manhã com um tête e sentiu problemas com a escolha de pneus que fez. Só na parte da tarde, em que só se disputaram 2 classificativas, é que o piloto recuperou o ritmo competitivo, sendo nessa altura o mais rápido na estrada. Fábio Valadão também teve uma manhã muito difícil em que saiu de estrada e perdeu muito tempo, restando-lhe depois mostrar que é um piloto rápido para ainda chegar ao pódio.
Francisco Costa foi 4º numa prova em que mais uma vez tirou partido da condução do Saxo da ACB Racing, tendo terminado muito satisfeito com a sua prestação no Rali da Graciosa. Daniela Rodrigues conseguiu terminar a prova depois do azar inicial, terminando na 5ª posição do Challenge, registando ainda uma atuação muito positiva que lhe permitiu recuperar do atraso e vencer entre as senhoras no rali Ilha Graciosa.
O Rali de Santa Maria, a 8 e 9 de Agosto, constitui a próxima paragem do Challenge Citroen Saxo By ACB Racing no seu périplo por 4 das 9 ilhas dos Açores.
Discurso direto
Pedro Lança
“Começámos mal com um pião na super especial e por isso sabia que tinha de aproveitar a chuva para atenuar a desvantagem do automóvel e capitalizar em termos de tempo. Na parte da tarde pensámos em gerir até porque a diferença era considerável mas quando vimos que o 2º lugar da geral estava ao nosso alcance, forçámos o andamento mas sempre sem correr riscos.”
Tiago Valadão
“Vínhamos com outras expectativas mas a manhã de sábado não correu nada bem. Fizemos um pião e sentimos dificuldades com os pneus no piso molhado. À tarde com os pneus de seco tudo melhorou e os tempos apareceram.”
Fábio Valadão
“A super especial correu bem mas perdemos o rali na manhã de sábado. O tempo não estava bom e fizemos um tête. Tivemos que esperar que o Cláudio Bettencourt passasse para não o prejudicar e perdemos muito tempo. Também perdemos confiança que depois demorámos a recuperar. Da parte da tarde o tempo já estava bom e acabou por correr bem.”
Pedro Costa (AGRAPROME – Associação Graciosense de Promoção de Eventos)
“A presença do Challenge Citroen Saxo by ACB Racing no Rali da Graciosa foi muito importante para nós e contribuiu para o sucesso do rali porque lhe emprestou um nível de competitividade muito especial com as lutas entre pilotos de carros idênticos. O rali em si foi uma aposta ganha e pela primeira vez o percurso competitivo percorreu toda a ilha. O povo da Graciosa mostrou mais uma vez que gosta e sabe ver ralis e o trabalho de sensibilização ao nível da segurança deu os seus frutos porque a prova correu de forma imaculada.”
António Castelo Branco (ACB Racing)
“Este tem sido um mês muito intenso para a ACB Racing com a presença da equipa em locais muito diferentes a colocar à prova toda a organização e logística que são necessárias para que tudo corra bem. Depois do Rali de Vila Franca do Campo, em São Miguel, viemos agora até à Graciosa com 7 equipas integradas no Challenge Citroen Saxo by ACB Racing. O Rali da Madeira é o destino que se segue e depois voltamos ao Campeonato dos Açores de Ralis e ao Challenge, desta vez em Santa Maria, tudo isto em menos de um mês. É, sem dúvida, duro mas serve também para provar que a estrutura da ACB Racing, com o apoio inexcedível de todos os seus parceiros e patrocinadores, está sempre pronta para enfrentar todos os desafios que possam surgir, o que me deixa muito satisfeito.”
Classificação após prova 3 de 6
1º Pedro Lança 56 pts
2º Fábio Valadão 47 pts
3º Tiago Valadão 38 pts
4º Lisuarte Mendonça 36 pts
5º Daniela Rodrigues 27 pts
6º Francisco Costa 26 pts
7º Bruno Silva 24 pts
8º Nuno Silva 15 pts
9º Rafael Botelho 14 pts
10º Gastão Luís 14 pts
11º Fábio Fontes 13 pts