AçoresRegional

Azores Rallye gera um retorno económico estimado mínimo superior a oito milhões de euros

No lançamento da edição 2025 do Azores Rallye, prova que o Grupo Desportivo Comercial pretende fazer regressar ao Campeonato de Portugal de Ralis e ao Eurpeu de Ralis, foi apresentado um estudo de impacto económico e mediático referente a esta prova.

A apresentação, conduzida pela Professora-doutora Teresa Tiago, em representação do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEAplA), da Fundação Gaspar Fructuoso (FGF) e da Universidade dos Açores (UAc), resulta de um estudo efetuado entre setembro de 2021 e março de 2022, sobre a edição n.º 55 do Azores Rallye, que ocorreu entre 17 e 18 de setembro de 2021.

Na apresentação foi explicado que foram tidos em conta três cenários possíveis, desenhados com base nos dados de despesa e em modelos híbridos de input-output, e para os quais se calcularam apenas os impactos diretos e indiretos:

Cenário 1 – Estimação efetuada considerando a contagem direta dos participantes obtida nos inquéritos, como correspondendo a 5% dos participantes no evento. O impacto económico direto e indireto ascende a 8,30 milhões de euros.

Cenário 2 – Estimação efetuada a partir do número de participantes no troço da Marques e que inclui a totalidade dos passes vendidos para a Especial Grupo Marques, estendendo essa afluência aos restantes troços. O efeito global atinge 10,80 milhões de euros.

Cenário 3 – Estimação efetuada com base nas estimativas utilizadas no estudo de 2018, compensando a ausência da prova citadina em 2021; neste cenário, o evento pode gerar 14,37 milhões de euros.

Mesmo no cenário mais conservador, o Azores Rallye prova ser um motor de dinamização expressivo, reforçado por uma despesa média que varia de 143€ por espectador local a cerca de 1.270€ por adepto internacional. A estes montantes juntam-se os efeitos induzidos da exposição mediática internacional, avaliados em mais 6,4 milhões de euros, potenciando a promoção do destino Açores.

O estudo demonstra, com rigor metodológico, que o Azores Rallye gera um retorno económico estimado mínimo superior a oito milhões de euros, só de impacto direto e indireto, num cenário conservador e cerca de 14 milhões num cenário mais otimista. Neste último, o impacto total (direto, indireto e induzido) poderá ultrapassar os 20 milhões de euros, sublinhando a relevância estratégica do evento para a economia regional e constituindo-se o estudo apresentado numa ferramenta essencial para o planeamento de edições futuras, para o fortalecimento de parcerias com o sector turístico e para a implementação de medidas que maximizem o legado económico e social do Azores Rallye.

O Azores Rallye de 2025 realiza-se no final do mês de novembro, voltando a pontuar para o TER Tour European Rally, assim como para o Campeonato dos Açores de Ralis e para o Troféu de Ralis de Terra dos Açores.

Refira-se que este evento contou com a presença Joana Rita, Diretora Regional da Energia, que esteve em representação do Presidente do Governo dos Açores.

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo