Breen cumpriu “obrigação”
(POR CARLOS SILVA)
Sem qualquer vitória desde o ultimo Sata Rally Açores 2015 , Craig Breen em Peugeot 208 T16 finalmente quebrou o enguiço, dominando por completo o Rallye du Valais a derradeira prova pontuável do Campeonato da Europa de Ralis.
Incontestável líder desde a primeira especial, o piloto da Saintéloc Racing conquistou sua quarta vitória esta época, tendo vencido 10 das 17 especiais do programa, deixando o piloto russo Alexey Lukyanuk em Ford Fiesta R5 a cerca de 40 segundos.
O oito vez vencedor desta prova Olivier Burri em Citroen DS3 S2000, fechou os lugares do pódio mas já a mais de 2 minutos de Breen.
A fazer a sua estreia no R5, o campeão júnior Emil Bergkvist num Peugeot esteve em grande plano, onde subiu desde a 11.ª posição até uma excelente quarta posição final. Aproveitando uma penalização de 10 seg. atribuída ao piloto local Florian Gonon (5.º), o piloto sueco manteve um interessante luta com este ultimo neste derradeiro dia, com a diferença entre ambos a ser de 12,6 seg.
Vítima de um furo no início da prova que o fez perder cerca de um minuto, Nikolay Gryazin num Skoda Fabia R5 terminou na sexta posição diante de Pascal Perroud, que na derradeira especial destronou Sébastien Carron (ambos em Ford Fiesta R5) da sétima posição final.
Depois de um ligeiro despiste numa ponte que levou a partiu um disco e pastilhas dos travões traseiros do seu Peugeot 208 T16, os portugueses Bruno Magalhães / Hugo Magalhães fizeram uma prova em franca recuperação terminando no 13.º posto, apesar de neste ultimo dia persistentes problemas de travões e de transmissão levaram-nos a cometer um pião, que os impediram de rodar de forma regular entre as cinco equipas mais rápidas.
Na ERC2 o piloto húngaro David Botka encerrou o ano com mais uma vitória e conquistou o título diante de Vojtěch Štajf, obrigado a abandonar com o motor partido do seu Subaru Impreza STI na penúltima especial.
Apesar do seu abandono devido a avaria mecânica (sobre-aquecimento de motor), François delecour em Porsche 997 GT3 conquistou a primeira Taça FIA de Ralis RGT.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Craig Breen (10); Florion Gonon (1)
LÍDERES DO RALLY:
Craig Breen (SS1 a 17)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Bryan Bouffier / Thibault de la Haye (FRA) Peugeot 208 T16 (suspensão posterior após toque)
24 Urs Hunziker / Mélanie Wahl (CHE/DEU) Mini Cooper RRC (acidente na SS4)
5 Raul Jeets / Kristo Kraag (EST) Ford Fiesta R5 (avaria na SS4)
9 Miroslav Jakeš / Jaroslav Novák (CZE) Citroën DS3 R5 (acidente na SS6)
22 Mike Coppens / Crispino Arimondi (CHE) Citroën DS3 R5 (perdeu roda na SS7
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Breen Craig / Martin Scott 2H32:13.6
Peugeot 208 T16
2 Lukyanuk Alexey / Arnautov Alexey 39.4
Ford Fiesta R5
3 Burri Olivier / Klinger Nicolas 2:19.6