ERCMundial

Miko Marczyk sagra-se Campeão Europeu

CAMPEONATO DA EUROPA DE RALIS

Miko Marczyk é o novo campeão do Campeonato da Europa de Ralis FIA (ERC) 2025, depois de vencer um emocionante duelo a três pelo título no Croatia Rally.

Navegado pelo compatriota Szymon Gospodarczyk e aos comandos de um Škoda Fabia RS Rally2 equipado com pneus Michelin, o piloto polaco de 29 anos superou Jon Armstrong, vencedor da prova croata, garantindo o título após o abandono de Andrea Mabellini, o outro candidato ao campeonato, que se despistou na quarta especial de sábado.

Marczyk terminou a derradeira prova de asfalto da temporada, composta por dez classificativas, no terceiro lugar, atrás de Armstrong e de Mads Østberg, que celebrou o seu 300.º rali.

Com este resultado, Marczyk torna-se o primeiro polaco a conquistar o ERC desde Kajetan Kajetanowicz, tricampeão entre 2015 e 2017, juntando-se a nomes históricos como Krzysztof Hołowczyc e Sobiesław Zasada na lista de vencedores do mais antigo campeonato internacional de ralis do mundo.

“Estou feliz, nem sei o que dizer porque são muitas emoções. É importante confiar no processo. Este é provavelmente o maior sonho da minha vida desportiva. Quando tinha 15 anos comecei no karting indoor e depois decidi seguir para os ralis. Há três campeões europeus polacos e fazer parte desse grupo é algo muito especial. Só posso agradecer a todos os que nos apoiaram ao longo dos anos”, disse Marczyk, que demonstrou uma consistência notável ao longo da temporada, subindo ao pódio em cinco das oito provas e nunca terminando abaixo do sétimo lugar.

A conquista do título, porém, esteve longe de ser fácil. Marczyk teve dificuldades em encontrar ritmo nas exigentes especiais de asfalto de sábado, disputadas em piso seco, e um erro de travagem na SS3 fê-lo cair para o sétimo lugar, atrás dos rivais Armstrong e Mabellini.

Mas tudo mudou na SS4, quando Mabellini perdeu o controlo do seu Škoda calçado com pneus Pirelli, embateu numa pedra e provocou uma fuga de óleo que ditou o seu abandono imediato — e o fim das suas aspirações ao título. Com isso, Marczyk subiu a sexto no final do dia, embora a 1m22,1s de Armstrong, o líder.

No domingo, chuvas torrenciais transformaram o rali num verdadeiro teste de sobrevivência. As condições traiçoeiras, contudo, favoreceram Marczyk, que venceu as SS7 e SS9, subindo até ao terceiro lugar, enquanto outros pilotos enfrentavam problemas. Uma condução inteligente na Power Stage final assegurou-lhe o pódio e o campeonato europeu.

Armstrong domina na Croácia, mas fica a seis pontos do título

O rali foi dominado por Jon Armstrong, que chegou à Croácia embalado pela sua primeira vitória no ERC, no Rali Ceredigion, no País de Gales.

Partindo em quinto na estrada, o piloto da M-Sport Ford World Rally Team venceu cinco das seis especiais de sábado, colocando o seu Ford Fiesta Rally2 com pneus Pirelli na frente, com 27,3 segundos de vantagem sobre Robert Virves, vencedor do WRC2 na ronda croata.

Virves, ao volante de um Škoda Fabia RS Rally2 com pneus Hankook, chegou a reduzir a diferença para 12,7 segundos na SS4, depois de Armstrong sofrer um furo, mas o irlandês reagiu e voltou a aumentar a vantagem.

Mesmo com o piso molhado no domingo, Armstrong manteve o controlo, vencendo também a Power Stage e conquistando uma vitória sólida, 45,7 segundos à frente de Østberg. O piloto da Irlanda do Norte terminou o campeonato como vice-campeão, a seis pontos de Marczyk.

Østberg começou o último dia em terceiro, depois de um intenso duelo com o jovem sueco Mille Johansson no sábado. Johansson, no entanto, despistou-se na SS7, a primeira do domingo, devido ao piso escorregadio. Foi nessa mesma classificativa que Østberg subiu a segundo, após Virves perder tempo por falta de aderência.

Navegado pelo irlandês Lorcan Moore, o norueguês da Citroën C3 Rally2 usou toda a sua experiência para assegurar o segundo lugar final, 1m46,1s atrás do novo campeão europeu.

Outro títulos

O jovem estónio Romet Jürgenson (M-Sport Ford) recuperou bem de um furo na SS6 e terminou em quarto lugar, a 2m47,3s. Virves terminou em quinto, depois de um pião na SS8 que lhe custou mais de dois minutos, seguido de Lauri Joona, o melhor representante da MRF Tyres.

Erik Cais ficou em sétimo, apesar de danos nos pneus e um pião na SS9, à frente de Norbert Maior. O top 10 completou-se com Norbert Herczig, também afetado por furos, e Simone Tempestini.

Entre os Masters, András Hadik venceu a categoria Master ERC. Jakub Matulka e Simon Wagner abandonaram após acidentes nas SS3 e SS4, respetivamente.

Em ERC3, Taylor Gill venceu a prova, mas o título foi para Tymek Abramowski, à frente de Hubert Kowalczyk. Em ERC4, Calle Carlberg venceu e conquistou também o título europeu da categoria, somando-o ao título de Júnior ERC já assegurado esta temporada. Ioan Lloyd terminou em segundo.

Por equipas, a MRF Tyres sagrou-se campeã europeia de equipas FIA, superando a M-Sport Ford World Rally Team, enquanto a Pirelli conquistou o seu primeiro título de fornecedor de pneus no ERC, destronando a Michelin.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. J Armstrong / S Byrne IRL Ford Fiesta Rally2 1h 50m 57.4s
2. M Østberg / L Moore NOR Citroën C3 Rally2 +45.7s
3. M Marczyk / S Gospodarczyk POL Škoda Fabia RS Rally2 +1m 46.1s
4. R Jürgenson / O Siim EST Ford Fiesta Rally2 +2m 47.3s
5. R Virves / J Viilo EST Škoda Fabia RS Rally2 +3m 25.7s
6. L Joona / K Temonen FIN Škoda Fabia RS Rally2 +3m 58.6s

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo