Rui Madeira comemora 25 anos de carreira
Rui Madeira assinala os 25 anos de carreira na competição automóvel ao volante de um Ford Fiesta R5 nesta edição do Vodafone Rali de Portugal. A presença do primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e Bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994) será acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva que, naquelas épocas douradas também navegou o piloto de Almada. A prova rainha dos ralis em Portugal traz, aliás, boas recordações à equipa, prova que vencerem em termos absolutos em 1996, tendo ainda Rui Madeira conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições.
Na cerimónia de apresentação da equipa – que decorreu hoje ao final da tarde nas instalações da Expofor, em Lisboa, perante dezenas de convidados – Rui Madeira destacou que “estou muito orgulhoso e espero que neste meu regresso esporádico consiga retribuir a todos as empresas, amigos e fãs que me apoiarem conseguir assegurar um bom resultado.”
A primeira indicação positiva foi dada no passado mês de Fevereiro no Rali Serras de Fafe, prova em que Rui Madeira (acompanhado por Paulo Fiúza) levou o Ford Fiesta R5 a um excelente terceiro lugar absoluto. Agora segue-se o “aperitivo” WRC Fafe Rally Sprint (29 de março), antes da partida (3 de abril) para o Vodafone Rali de Portugal. Sobre o Ford Fiesta R5, assistido neste conjunto de provas pelos portugueses da P&B, Rui Madeira destacou que “o carro tem um excelente comportamento nas zonas de curvas encadeadas e também me surpreendeu bastante ao nível das suspensões; depois do bom resultado conseguido no Rali Serras de Fafe estou bastante motivado e confiante para este meu regresso ao Rali de Portugal. Ainda em Fafe cumpri o máximo de quilómetros possível nesta minha adaptação à condução do Ford Fiesta R, o que foi bastante proveitoso. Ainda antes da partida para o Rali de Portugal vamos realizar teste na zona de Almodôvar com vista a acertar o set-up do carro com os pneus da Pirelli utilizados no Mundial, os quais são diferentes dos que montei no Fiesta R5 em Fafe.”
Por sua vez, o Eng. Luís Mira Amaral, Presidente Executivo do Banco BIC, e principal patrocinador desta presença do piloto de Almada no Vodafone Rali de Portugal, referiu que “o Rui Madeira foi uma referência para todos nós e ajudou também a projetar o automobilismo nacional a nível mundial quando se torna campeão do mundo; e ao ser por cinco vezes o “Melhor Português” no Rali de Portugal voltou a confirmar a sua elevada performance como piloto”.
Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal, embora não presente nesta apresentação por razões de ordem profissional, salientou que “foi importantíssimo o título conquistado em 1995, pois naquela altura estávamos a renascer das cinzas e a voltar aos palcos mundiais. Ter um português a ganhar o Grupo N naquele ano foi extraordinário e não poderia ter sido melhor. Não se pode fazer comparações entre pilotos de diferentes gerações, mas o Rui está ao nível dos melhores pilotos nacionais. Nunca teve a oportunidade de estar presente no WRC mas não tenho dúvidas que se tal tivesse acontecido estava ao nível dos melhores”.
A escolha por esta equipa não é alheia ao passado da carreira de Rui Madeira que foi Campeão Nacional (Produção) ao volante de um Ford Sierra 4×4, além de ter sido piloto do Team Ford/Galpenergia no Ford Focus WRC durante dois anos a par da relação de amizade e profissional que o piloto tem com o proprietário da M-Sport, Malcolm Wilson.
Pedro Paula Pinto, da Ford Lusitana, destacou que “a ligação com a Ford já vem de longa data, inclusivamente quando foi Campeão Nacional de Grupo N com o Ford Sierra Cosworth. Espero que, agora, volte a assegurar um bom resultado com o Fiesta R5.”
No vídeo exibido na apresentação da equipa muitas outras pessoas também derem o seu testemunho, desde a amigos a familiares como ainda Nuno Rodrigues da Silva (que acompanhará Rui Madeira no Rali de Portugal), Fernando Prata (co-piloto de Rui Madeira nas ex-equipas oficiais da Ford e da Seat) ou ainda de Luís Caramelo que acompanhou toda a carreira de Rui Madeira.
Para este projeto, Rui Madeira conta com o imprescindível apoio do Banco BIC, da Fibromade, da Ford Motorcraft, da Delta Cafés e da equipa P&B Racing.
MARCOS DE UMA CARREIRA
A carreira desportiva de Rui Madeira não se resume ao título conquistado na Taça do Mundo FIA de 1995, aos dois títulos no Campeonato Nacional de Ralis de 1993 e 1994 (Grupo N), à vitória em termos absolutos no Rali de Portugal de 1986 ou ainda às cinco vezes em que foi o “Melhor Português” na prova-rainha dos ralis em Portugal.
Ao longo dos anos, o piloto de Almada acrescentou ao seu rico palmarés muitos outros êxitos que reconfirmaram ser um dos mais bem sucedidos pilotos portugueses de sempre, ajudando a consolidar a rica e vasta história que alguns pilotos nacionais conquistaram além-fronteiras.
Sabia que…
… conquistou a vitória em 1998 da Taça Fia de Equipas ao volante de um Toyota Corolla WRC – prémio que foi atribuído à equipa italiana Grifone – tem do como colegas de equipa Thomas Rådström e Marcus Grönholm (Campeão do Mundo de Ralis em 2000 e 2002).
…que Rui Madeira obrigou o consagrado Massimo Biason (Campeão do Mundo de Ralis em 1988 e 1989) na Corrida dos Campeões disputada em 1995 nas Ilhas das Canárias a uma manga de desempate, ocasião em que em estava a descobrir a condução de carros de grupo A: Toyota Celica GT-Four e Ford Escort Cosworth.
… conquistou a vitória no Rali da Tailândia – Campeonato Ásia pacífico – único triunfo de um piloto português nesse campeonato.
…Rui Madeira foi o 9º classificado da Geral no Rali dos 1000 Lagos logo no seu ano de estreia (1996) nas florestas finlandesas e, ao mesmo tempo, cotou-se como o primeiro piloto não nórdico nesta edição.
…conquistou a vitória à geral em quatro classificativas no Rali de Portugal em 1997 ao volante de um Subaru Impreza WRX , frente a uma forte concorrência das equipas oficiais de fábricas já ao volante de carros da categoria WRC.
…conquistou a vitória no Rali Oliveira do Hospital ao de um Ford Focus WRC frente a uma equipa oficial do Mundial de Ralis: Thomas Rådström / Thorner ao volante de um Citroen Xsara WRC (2º classificado).
… conquistou a vitória na Taça da Fia de Ralis Zona Oeste em 2002 ao volante de um Ford Focus WRC.
…foi o único piloto português de ralis que representou a Marlboro; aconteceu no Rali da Europa realizado no Luxemburgo, em 1997, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo 5.
…que foi o Diretor Desportivo dos Campeões Nacionais de Ralis em 2010: Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva.