“O Troféu mais Louco do Mundo”
A pergunta “O que fazer quando a época de ralis termina?” surge na cabeça de muitos dos pilotos e navegadores, quando o seu período de competição desportiva chega ao fim. Ocupar o agora tempo livre de modo mais descontraído e relaxado, mas mantendo os níveis de adrenalina no corpo a funcionar devidamente, é o objectivo primordial para estes fervorosos amantes de ralis.
Surgiu assim a ideia de criarem um troféu, que denominaram de “O Troféu mais Louco do Mundo”, permitindo continuar em competição mas em diferentes moldes. Aproveitando a realização do Rali Maia Code (prova pontuável para o Regional Norte e Prova extra), que se disputa no próximo Sábado, dia 16 de Novembro, um grupo de pilotos e navegadores reuniu-se e colocou a ideia em acção.
Validaram as inscrições para a prova, mas em consonância com esta, vão realizar um desafio privado que irá passar por encontrar a melhor e mais rápida dupla em prova, tendo como ponto comum o facto de todos eles se apresentarem à partida com carros iguais, o já famoso SEAT Marbelha. Outro dos pontos de interesse para quem quiser acompanhar este desafio será a troca de condutores ao longo da prova, possibilitando assim que cada um deles possa provar as suas capacidades quer como piloto, quer como navegador.
Desafio pessoal, competitividade, diversão e acima de tudo amizade foram os itens encontrados para que Daniela Rodrigues, Rui Raimundo, Diogo Gago, Jorge Carvalho, Pedro Alves e Pedro Carneiro, reunissem esforços e dessem avanço a este animado desafio. Tripulando o já conhecido SEAT amarelo, Daniela Rodrigues e Rui Raimundo partilham da opinião de que “este será um rali diferente de todos os outros”.
Para Daniela “a diversão estará garantida, e vamos mostrar que o que se leva dos ralis é mesmo isto, acima dos títulos e vitórias…está a AMIZADE. Não posso deixar de agradecer uma vez mais o apoio dos meus patrocinadores, à Headsmotorsport, Academia Apamm, Megapeças, Doce Dantas, Maquipesa, Garagem HM, Foto Gti e principalmente ao meu pai e toda a equipa Jorge Amortecedores pelo bom trabalho, que realizaram durante a época”.
Rui Raimundo é da mesma opinião: “O grupo e fantástico, o objectivo é a diversão, mas não posso esquecer que no momento rali temos de ter juízo. Uma brincadeira pode sair cara! Espero também que os meus adversários não se contenham no andamento, e assim possamos mostrar que estes carros andam. Espero que no final a amizade saia reforçada e que mais aventuras como esta possam surgir” comentou.
Claro que rali não é rali se não houver um bocadinho de despique e essa parte é claramente assumida nas declarações de Pedro Carneiro, mesmo que a principal luta que o piloto irá travar seja uma luta privada: “Na minha opinião, este vai ser um troféu que se vai resumir numa luta a dois…. Eu e o volante do meu veículo! Quanto aos outros adversários, se eu não der no mínimo 10 segundos por passagem, aproveito o resto da gasolina e chego lume ao meu veículo!” declarou o piloto de Famalicão. Para Pedro Alves, a sua participação “nesta pequena, mas grande iniciativa, servirá para passar um dia diferente, com um grande grupo de amigos, fazendo o que mais gosto. Será uma experiência gira, onde dividirei o volante com o meu amigo Pedro Carneiro, e terei a oportunidade de conduzir pela primeira vez o pequeno SEAT Marbella. Não conheço o carro e só irei conhecer no dia do rali, contudo isso será o menos importante para mim pois o meu objectivo é divertir-me ao máximo e ajudar o Pedro, para que este seja o mais rápido dos três carros e que no fim possamos sair vencedores. Sei que não será tarefa fácil, pois os nossos adversários (amigos) são fortíssimos. Desde já agradeço o apoio dos nossos patrocinadores e um obrigado especial ao Pedro Carneiro pelo convite que me endereçou.” A terceira dupla, a referir, mas não menos importante por isso, é a composta por Diogo Gago e Jorge Carvalho (JET), que fizeram questão de fazer uma declaração conjunta, pois assumem-se como equipa e como referiram “fazem tudo em conjunto”.
Assim sendo, não poupam esforços no sentido de assustar os seus adversários, na medida em que para eles “a vitória neste troféu é certa. Visto que os nossos adversários vão a este magnifico evento pela amizade, convívio e divertimento, nós assumimos desde já que vamos para ganhar, embora com a viatura mais fraca do plantel, com menos meios, com pneus usados, resumindo sem condições algumas, mas a nossa qualidade de condução e navegação chegará para levar de vencida mais esta etapa. Queremos informar os nossos adversários que muito mais importante que saber ganhar é saber perder, e que eles terão a oportunidade de aprender isso no sábado. Esperamos que se divirtam na luta pelo segundo lugar, porque a vitória essa já tem dono. Para finalizar agradecer aos patrocinadores, que nos permitem estar presentes nesta prova, a equipa MONTEIROS COMPETIÇAO pela preparação da viatura e a todas as pessoas que vão estar connosco durante o fim-de-semana a torcer pela nossa vitória mais que certa. Boa sorte aos adversários e que se divirtam muito porque já que não ganham ao menos que disfrutem deste convívio” declarou a equipa. Ainda a prova não começou, e os regulamentos internos do troféu atribuíram uma penalização de 5 segundos, por cada passagem, a Diogo Gago, por atraso no envio da documentação. O piloto algarvio não fica amedrontado com a notícia informando: “os meus queridos adversários que vou recuperar o tempo perdido nos primeiros 4 kms de prova, por isso agora façam as contas antecipadamente, de forma a saberem já, a quantos segundos irão ficar de nós no final”.
Este pequeno troféu promete muita animação, a perceber pelas declarações dos intervenientes. Convida-se desde já todos os amigos, seguidores e amantes da modalidade a marcarem presença no evento, que terá o seu início às 14:00, saída da Câmara Municipal da Maia, seguindo-se 4 passagens pelo troço de Aeródromo de Vilar de Luz. Apareçam!